Trabalhos em local de desabamento seguem em andamento visando resgatar mais vítimas

17 de outubro de 2019 - 12:12 # # # # #

O Sistema de Segurança cearense segue trabalhando, nesta quinta-feira (17), visando resgatar mais pessoas desaparecidas no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza, no bairro Dionísio Torres. Em entrevista concedida na manhã de hoje, o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Luis Eduardo Holanda, confirmou quatro óbitos. Seis pessoas foram reportadas por parentes como presentes no local no momento do desabamento e seguem como desaparecidas.

A quarta vítima fatal, Antônio Gildasio Holanda Silveira de 60 anos, foi identificada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) por meio da necropapiloscopia, técnica específica realizada por meio da coleta da impressão digital do corpo e o confronto da impressão digital contida em um documento da pessoa. A terceira vítima também foi identificada por meio de exames na Pefoce. Izaura Marques Menezes, de 81 anos, foi submetida a exames de odontologia forense (arcada dentária). Um corpo encontrado no local, também do sexo feminino, segue sob os escombros. Já a primeira vítima fatal confirmada pelo Corpo de Bombeiros foi Frederick Santana dos Santos, de 30 anos, que foi retirado do local no fim da noite de ontem (15).

Efetivo

Toda a estrutura dos órgãos de segurança foi direcionada para o bairro Dionísio Torres, onde o prédio desabou. Guarnições do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuam com equipes de resgate especializadas em estruturas colapsadas e cinco cães farejadores, além de equipamentos como drones, utilizados na varredura da área, e uma plataforma mecânica que possibilita uma visão elevada e central de toda a estrutura. Cerca de 250 bombeiros militares estão empregados nos resgates das vítimas durante o dia de hoje. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará do Corpo de Bombeiros também atua na ocorrência. As ações de resgate tiveram o apoio da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e de ambulâncias do Samu.

Já a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza o isolamento na região, visando facilitar o trabalho dos bombeiros militares, bem como manter a segurança das pessoas próximas. Em torno de 33 policiais militares, em viaturas e motocicletas atuam na ocorrência. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com 50 profissionais, e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com cinco policiais civis, também participam dos trabalhos. O Exército Brasileiro também enviou um efetivo de 15 homens para o local, que participaram das ações ontem. Profissionais de órgãos da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), como a Defesa Civil do Município e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também atuam no local.

Inquérito

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 4° Distrito Policial, informa que instaurou, desde ontem, inquérito policial para apurar as circunstâncias do desabamento do Edifício Andrea. Testemunhas já foram ouvidas e as apurações estão em andamento. Mais informações não poderão ser antecipadas para não comprometer o trabalho policial.