Outubro Rosa: servidoras da Pefoce participam de evento de conscientização sobre o câncer de mama

17 de outubro de 2019 - 15:40 # # # #

As servidoras da Pefoce foram convidadas para uma programação diferente, na manhã desta quinta-feira (17), em virtude do Outubro Rosa, mês de conscientização para os cuidados e prevenção do câncer de mama. O dia começou com a exibição de um documentário falando sobre diagnóstico, tratamento e superação da doença. Após a exibição do filme, o espaço foi aberto para que o público tirasse as dúvidas sobre a temática, principalmente, sobre o autocuidado e prevenção. Houve ainda um café da manhã especial para os presentes. Além das mulheres, homens também participam do evento tendo em vista que o público masculino também pode ser acometido pela doença.

Para tirar as dúvidas sobre a temática discutida, a médica ginecologista Ana Leopoldina, que também é supervisora da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) participou de uma bate-papo com as servidoras. Na ocasião, várias dúvidas foram sanadas, como por exemplo, a diferença anatômica e estrutura dos seios de cada mulher. A médica explicou que as mulheres devem sempre cultivar o hábito saudável de tocar os seios e conhecer o próprio corpo. “Se notarem alguma diferença no seio, não precisam se desesperar, procurem um atendimento médico. Evitem procurar diagnóstico pela internet, pois nem todos os casos de alteração na estrutura do seio significa câncer”, ressaltou. Ainda de acordo com Ana Leopoldina, exames de rotina e prevenção são indispensáveis.

Dicas sobre como realizar o autoexame, conhecer o próprio corpo e suas diferenças, evitar diagnósticos pela internet, sempre realizar exames periódicos e manter uma dieta saudável com atividade física foram repassadas para o público. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.

Números

Conforme o Inca, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Não apenas mulheres, o câncer nas mamas afeta cerca de 1% do público masculino, conforme o Inca. Devido à gravidade da doença e o elevado número de casos, a Pefoce se preocupa com a causa e promove ações visando conscientizar suas servidoras e servidores.