Estande da SSPDS na Feira do Conhecimento apresenta inovações tecnológicas

17 de outubro de 2019 - 18:42 # # #

Pelo segundo ano seguido, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) marca presença na Feira do Conhecimento, com um estande especial que reúne inovações tecnológicas desenvolvidas pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS. O evento, que chega na 3ª edição, começou, nessa quarta-feira (16), das 14h às 21h, no Centro de Eventos do Ceará, e segue até o próximo sábado (19), das 10h às 18h. A programação da feira inclui palestras, oficinas, demoday, maker challenge, hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, sessões no planetário móvel, dentre outros.

Um dos destaques do estande da SSPDS deste ano está sendo a apresentação da nova funcionalidade do aplicativo Portal de Comando Avançado (PCA), solução tecnológica disponível para servidores da segurança pública do Ceará. Os agentes terão acesso à biometria e à ferramenta de reconhecimento facial para confirmar a identidade de pessoas abordadas. As soluções estavam em teste e agora passam a ser utilizadas pelos servidores. O PCA reúne em um só aplicativo a busca de registros civil, criminal e a consulta de veículos da base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Outro ponto alto do estande da SSPDS está sendo a apresentação do “Cerebrum”, um portal analítico criado pela SSPDS e pela Universidade Federal do Ceará (UFC), para facilitar a elucidação de investigações e tomada de poder dos gestores da segurança pública. A ferramenta, que integra dezenas de bancos de dados, é essencial para as ações de inteligência e gestão da segurança pública. O “Cerebrum” integra o Big Data da Segurança Pública onde estão alocados dados que não são utilizados apenas na repressão policial, mas também na proteção social por áreas como educação, saúde, esporte e cultura.

Diversas pessoas têm visitado o estande com o intuito de aprender um pouco sobre as ferramentas utilizadas pela SSPDS e suas vinculadas. Para Carolina Nunes Rocha, 18 anos, estudante universitária do curso de tecnologia em alimentos, que mora em Juazeiro do Norte, mas veio para Fortaleza com o intuito de participar do evento, conhecer as ferramentas utilizadas pela SSPDS foi uma experiência enriquecedora. “Eu gostei muito do que vi, principalmente da tecnologia de reconhecimento facial. É muito bom saber que meu Estado tem avançado tanto em segurança”.

João Eduardo Alencar, 56 anos, economista, elogiou a ferramenta do SPIA e ressaltou a importância da sociedade conhecer essas tecnologias. “É interessante que a população saiba que existe um trabalho cada vez mais tecnológico de combate ao crime, dessa forma, os malfeitores vão embora do Ceará”, afirmou o economista.

Para Rodrigo Lacerda, 24 anos, engenheiro civil, as tecnologias são inovadoras e estão gerando impacto na segurança, como um todo, principalmente na velocidade em resolver crimes, buscando uma solução prática, rápida e integrada com outros órgãos do Ceará e de Estados. “Fiquei muito surpreso com o que vi, avançamos muito em tecnologia”, afirma Rodrigo Lacerda.

Expondo todo esse material tecnológico estava Yago Lucena, 27 anos, analista de tecnologia, que ajudou a desenvolver tecnologias como o PCA, SPIA e Cerebrum. Para o analista, é extremamente importante mostrar para a sociedade as ferramentas que auxiliam na segurança pública. “É importante deixar claro para as pessoas que há um constante trabalho e avanço das soluções tecnológicas. A maioria das pessoas pensam que essas ferramentas só podem ser encontradas no exterior ou fora do Estado. Hoje, o Ceará se mostra um líder nessas tecnologias”, ressaltou Yago Lucena.

O trabalho desenvolvido no Estado do Ceará foi escolhido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) como modelo a ser replicado para outras unidades da federação, servindo de base para a construção de um modelo nacional.

FdC3

A 3ª edição da Feira do Conhecimento (FdC3) vai ocupar 16 mil metros quadrados, com 170 expositores e 400 horas de conteúdo nos quatros dias. O evento é promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Instituto Centec. A expectativa é reunir cerca de 15 mil pessoas, entre jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.

Palestras Master

Referências da atualidade estarão presentes no Palco do Conhecimento, principal espaço da FdC3. Os palestrantes abordarão assuntos que vão desde liderança, criação de startups, modos de empreender, até os conceitos e as aplicações da astrofísica. Os temas abrangem todos os públicos.

Os palestrantes e os temas serão: Bráulio Bessa – “A arte de empreender” (16/10); Silvio Meira – Gente Digital: Os líderes do futuro (17/10); Peter Kronstrom – “Construção de futuros (17/10); Charles Betito e Anna Flávia Ribeiro – “Desafios do Século XXI: O Sapiens Tecnológico” (17/10); Camila Farani – “Como vencer tubarões” (18/10); Lia Medeiros – “Uma Viagem para o Buraco Negro (19/10); Jefferson Michaelis “Ao infinito e além: O futuro da exploração espacial” (19/10).

Inscrições

Para ver a programação completa, conhecer os expositores, organizar a sua participação entre tantas atividades e fazer sua inscrição, é só acessar o site da Feira de Conhecimento ou baixar o Aplicativo Feira do Conhecimento, disponível para celulares com sistemas Android e iOS.

Serviço:

Feira do Conhecimento 2019
Data: 16 a 19 de novembro
Horário: das 14h às 21h, de quarta a sexta-feira, e das 10h às 18h, no sábado
Local: Centro de Eventos do Ceará
Entrada franca

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)