Polícia Civil apreende 607 kg de cocaína que seriam remetidos à Europa

15 de outubro de 2019 - 17:33 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), realizou, na manhã desta terça-feira (15), a maior apreensão de cocaína da história da instituição. No total, foram apreendidos 607 quilos de cocaína que estavam escondidos em um galpão, em Itaitinga, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. Na ação policial, dois homens foram presos. A droga seria remetida para a Europa junto com uma carga de mangas.

A Polícia Civil chegou ao local onde a droga estava escondida, durante uma investigação de roubo e receptação de cargas oriundas do Porto do Mucuripe, na Capital. A investigação, desenvolvida desde o começo do ano, resultou no nome de um caminhoneiro do estado do Goiá, que faria o transporte de cargas irregulares.

Com a localização do suspeito, a Polícia chegou ao local onde a carga estava escondida: um galpão localizado na Rua Valdir Dantas. Lá, os policiais civis localizaram 607 quilos de cocaína acondicionados em sacos de farinha. A Polícia Civil encontrou ainda uma carga contendo 3.360 caixas de mangas tipo exportação, oriundas do Vale do São Francisco. As frutas serviriam para encobrir a carga de cocaína. Além da droga e das mangas, a Polícia apreendeu uma balança, além de um caminhão e um semirreboque.

Prisões

A Polícia Civil capturou o goiano Sérgio Correa (50) – o motorista que seria o responsável pelo transporte da droga – e o baiano Uildembergue Souza Pimentel (44) – que era responsável pela vigilância do galpão onde a droga foi localizada. A dupla não registrava antecedentes criminais no Ceará. Eles não repassaram nenhuma informação sobre o material ilícito encontrado. A dupla foi encaminhada à sede da DRFVC, onde foi autuada em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas.

O delegado Diego Barreto, titular da DRFVC, explicou sobre a investigação realizada em torno do motorista de caminhão. “Nós conseguimos identificar que ele realmente transitava entre vários estados do Nordeste, transportando mercadorias ilícitas. Então, na noite de ontem, conseguimos observar ele adentrando em um galpão. Foi quando realizamos a abordagem e encontramos todo o material ilícito”, explicou o delegado.

Ainda conforme Diego Barreto, as investigações sobre a origem e para onde as drogas seriam encaminhadas seguem. “As investigações estão em andamento para que a gente possa identificar o real destino. Nós já sabemos que é Europa, mas queremos saber o destino exato e a origem dessa droga. Também queremos saber por onde ela percorreu por nosso País”, revelou o delegado.

O delegado Geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso, exaltou o trabalho dos policiais civis. “Essa apreensão é resultado do trabalho dos policiais civis e é o nosso recado para as pessoas que querem usar o nosso Estado como canal e trânsito para tráfico de drogas. Não entre com droga no Estado do Ceará, pois nós vamos prender e apreender todos aqueles que insistirem. Essa é a resposta da Polícia Civil do Estado do Ceará”, finalizou Marcus Rattacaso.