Polícia Civil prende empresário apontado como distribuidor de drogas na região de Tianguá
14 de outubro de 2019 - 13:36 #DCTD #Droga apreendida #Investigação #PCCE #Suspeito preso
Três homens foram presos e mais de 15 quilos de maconha foram apreendidos durante uma ação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), na última semana. Entre os capturados está Victor Marques Tomas (32) – com antecedentes por crime ambiental, outros crimes de trânsito e crime contra a administração pública -, empresário apontado como responsável por distribuir drogas em Tianguá, Ubajara e outros municípios pertencentes à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). As prisões aconteceram em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, e em uma propriedade situada na zona rural de Tianguá, onde também foram apreendidos os entorpecentes. O caso foi encaminhado para a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da PCCE, onde foi instaurado inquérito referentes ao fato.
A ação, ocorrida na última quarta-feira (9), foi realizada em decorrência de investigações da DCTD em conjunto Delegacia Regional de Crateús, iniciadas a partir das prisões de Paulo Martins Bráz (38) e Erivalda Pereira da Silva (49), conhecida por “Valda”. A dupla foi capturada em Ubajara, no dia 2 de outubro, ocasião em que foram apreendidos mais de 20 quilos de maconha. Dando continuidade ao trabalho, os policiais civis de Crateús e da DCTD compartilharam informações e chegaram ao nome de Victor como o distribuidor do material ilícito. Ainda segundo o que foi apurado, ele entregava a droga em uma caminhonete Strada de cor branca.
Leia mais: Polícia Civil prende empresário e apreende mais de 20 quilos de maconha em Ubajara
Com base no que foi descoberto, os policiais passaram a acompanhar a rotina do suspeito, e em um desses momentos presenciaram Victor entrando em um sítio localizado na zona rural de Tianguá. Na manhã do dia 9, sensores do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) identificaram que a caminhonete Strada utilizada por Victor estava em tráfego na cidade de Eusébio, onde moram parentes do suspeito. Com essa informação, equipes da DCTD foram acionadas e seguiram até a região onde fica a casa dos referidos familiares. No mesmo momento, outra equipe da especializada, chefiada pelo delegado Pedro Viana, foi até o sítio onde o suspeito esteve no dia anterior, que seria o local utilizado para esconder drogas.
Na propriedade os policiais encontraram um homem identificado como Carlito de Paiva Sousa (34), conhecido como “Lourão”. Após questionamentos feitos ao citado, este levou os agentes de segurança até um ponto do sítio, onde foram desenterrados recipientes contendo 18 tabletes com maconha, totalizando 15,6 kg da droga. Foi dada voz de prisão a Carlito, que confirmou aos agentes que o terreno fora arrendado por Victor. A equipe que acompanhava Victor foi informada da apreensão e da prisão, momento em que foi solicitada a abordagem ao infrator.
Victor foi abordado na companhia de um homem identificado como Francisco Gean Sousa Almeida (38), conhecido como “Pepeu”. Os dois estavam na caminhonete utilizada na entrega de drogas e onde os policiais encontraram uma pequena quantidade de maconha. Dando prosseguimento à ação, os agentes foram até a residência de Gean, onde foram encontradas 300 g da droga in natura. A dupla recebeu voz de prisão. Todo procedimento foi instaurado na Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), onde o trio foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A Polícia Civil mantém as investigações, agora com o objetivo de capturar outros possíveis partícipes da ação criminosa.
Canais de denúncia
A população pode colaborar com os trabalhos investigativos repassando informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3472-1550, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), ou ainda para o número (85) 98895-5749, que é o WhatsApp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.