Plano de ação para partida entre Fortaleza e Chapecoense terá 335 agentes de segurança

9 de outubro de 2019 - 12:06 # # # #

Um efetivo de 335 profissionais da segurança foi destacado, para atuar nesta quarta-feira (9), durante a partida entre Fortaleza e Chapecoense, válida pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O plano, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), contará com agentes das Polícias Militar do Ceará (PMCE) e Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – da SSPDS, além de equipes das forças amigas, como a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e também da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

O jogo está marcado para as 20h30min, e a concentração dos profissionais da segurança acontece três horas antes do evento às 17h30min. O efetivo será distribuído no interior da Arena Castelão, nos terminais de ônibus da Capital, nas ruas adjacentes e nos principais acessos à praça esportiva.

Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), 303 agentes foram escalados, destes 167 foram designados para atuarem na área interna do estádio, enquanto 136 atuarão na parte externa da arena esportiva. Entre as composições empregadas estão as das unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG).

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) terá 13 profissionais no evento esportivo, sendo um delegado, quatro escrivães, sete inspetores e um técnico. Eles trabalharão no posto avançado da Polícia Civil que fica no interior da Arena Castelão. Pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) serão mobilizados 19 profissionais, que terão à disposição um veículo de combate a incêndio, uma ambulância de resgate e um micro-ônibus. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos.