Polícia Civil desarticula esquema criminoso feito pelo diretor de secretaria do Fórum da Comarca de Chorozinho

8 de outubro de 2019 - 18:23 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou, na manhã desta terça-feira (08), uma operação que resultou na desarticulação de um esquema criminoso que era realizado pelo diretor de secretaria do Fórum da Comarca de Chorozinho. Policiais civis cumpriram três mandados de busca e apreensão, além de cumprir medidas cautelares contra o servidor. Ele foi preso e autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e receptação – o revólver é da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

As investigações apontaram que Othon Araújo de Castro é responsável pelo vazamento de informações sigilosas concessão de privilégios processuais e legais, advocacia administrativa, além da prática de alguns crimes como concussão, corrupção, tráfico de influência.

Os policiais civis cumpriram três mandados de busca e apreensão, sendo um no Fórum de Chorozinho – na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado e outros na residência do servidor e em uma ótica de sua propriedade, ambas localizadas no bairro Conjunto Ceará (AIS 02) em Fortaleza. Nos locais, a Polícia Civil apreendeu aparelhos celulares, três notebooks, HDs externos, vários pendrives, além de uma arma – um revólver calibre 38 –, dois carregadores de pistola e 74 munições de calibres 38 e 380. Devido à situação irregular da arma encontrada na residência do suspeito, ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e receptação – devido à arma localizada pertencer ao acervo da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Além do cumprimento dos mandados, a Polícia Civil deu ciência ao suspeito das medidas cautelares que ele deve cumprir. Othon foi proibido de acessar a circunscrição territorial do município de Chorozinho; proibido de manter contato com as testemunhas listadas no processo e assim também como com os servidores lotados no Fórum de Chorozinho; proibido de se ausentar da Comarca em que reside por mais de cinco dias sem autorização judicial; suspenso do exercício da função pública; e ainda será monitorado eletronicamente durante seis meses.

Conforme o delegado Alceu Viana, da Draco, as investigações apontam que o suspeito realiza a prática criminosa há cerca de dez anos. “Temos informações, que em 2009, ele exigiu a quantia de 2,5 mil reais para dar uma decisão favorável. São quase dez anos praticando essas atividades ilícitas. Vale destacar que, em detrimento disso, ele conseguiu construir um patrimônio considerável. Nós cumprimos os mandados de busca e apreensão em sua residência e uma ótica de sua propriedade, bem como o Poder Judiciário decidiu pelo bloqueio de contas bancárias e o sequestro de um terreno de alto padrão que ele comprou que é avaliado em R$ 143 mil. Só as parcelas desse terreno é o valor do salário que ele recebe. Então como é que ele consegue se manter? Se não através de uma atividade ilícita”, explicou Alceu.

A Polícia Civil segue investigando o fato e pede que pessoas que tenham sido vítimas do suspeito procurem a sede da delegacia para formalização da denúncia. A Draco disponibiliza um número para denúncias para onde podem ser repassadas informações que ajudem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 98969-0182, por meio de mensagens, áudios e vídeos. O sigilo e o anonimato são garantidos.