Promotores de Justiça passam por capacitação sobre o funcionamento do Big Data

2 de outubro de 2019 - 18:18 # # # #

Como parte do convênio firmado entre Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), no mês de agosto deste ano, 19 promotores de Justiça participaram, na tarde desta quarta-feira (2), de um treinamento voltado às funcionalidades do Big Data “Odin” e do seu painel analítico “Cerebum”. A ferramenta, que foi desenvolvida pela SSPDS e Universidade Federal do Ceará (UFC), permite uma análise profunda das estatísticas, sendo possível estratificar, com alta precisão, os crimes, bem como encontrar padrões que possam levar a predições.

A iniciativa, que ocorreu na Escola Superior do Ministério Público, no bairro José Bonifácio, em Fortaleza, teve a participação do superintendente de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública (Supesp) – órgão vinculado à SSPDS, Aloísio Lira; o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CAOCRIM) do MPCE, André Clark; além de profissionais da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS. O treinamento foi promovido para 19 membros do MPCE, que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) e da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).

O Big Data “Odin” é alimentado por mais de 100 sistemas dos órgãos de Segurança Pública do Estado e de instituições parceiras, que foram remodelados para fornecer as informações, em tempo real, e facilitar o processo de investigação, inteligência e tomada de decisão. A ferramenta, que também possui mais de 90 bases de dados diferentes, é capaz de analisar milhares de tipos de dados diferentes, que ficarão à disposição dos gestores através de um painel analítico, que tem o nome de Cerebrum. O trabalho desenvolvido no Estado do Ceará vem sendo utilizado como modelo por outras unidades da federação e servindo de base para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para a construção de um modelo nacional.

Aloísio Lira, superintendente da Supesp, ressalta que a apresentação do “Cerebrum” consistiu em mostrar as possibilidades de analíticos, que possibilitam a construção e visualização de informações utilizadas para facilitar o trabalho da inteligência e das investigações de crimes. “O treinamento é mais uma parte da parceria entre SSPDS e MPCE, no compartilhamento de tecnologias e informações que facilitarão as ações de combate ao crime e na redução da violência no Estado do Ceará. O conhecimento sobre o Big Data ajudará a melhorar o tratamento de dados para subsidiar os trabalhos das forças de segurança, ajudando a entender os fenômenos, tanto criminais como sociais”, destaca.

O coordenador da Caocrim, André Clark, elogiou a parceria existente entre as duas instituições, citando a importância do treinamento para os profissionais do MPCE. “Hoje é o treinamento pra sabermos utilizar bem esse sistema e suas potencialidades, inclusive apresentar sugestões de inovação. O Ministério Público e a Secretaria da Segurança Pública têm uma parceria institucional consolidada. Temos sempre agido no sentido de ter uma troca rápida de informações em busca de proteger a população. Buscamos identificar, de forma rápida, os autores de, especialmente, crimes violentos ou de criminalidade organizada de maior monta. São nossos parceiros naturais e isso tem se consolidado cada vez mais”, pontuou.

Convênio

No dia 27 de agosto, André Costa, secretário da SSPDS, e o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Plácido Barroso Rios, assinaram um convênio entre as duas instituições, objetivando traçar medidas que contribuam para a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Estado. Dentro da iniciativa serão empenhados esforços e troca de conhecimentos, informações e experiências que viabilizem estratégias para a redução de CVLIs no Ceará.
A iniciativa prevê a adoção de medidas que permitam a redução dos CVLIs em áreas críticas no Estado, bem como contribuir para identificação dos responsáveis imediatos pela situação de violência em cada território específico. As frentes de trabalho definidas por cada instituição vão priorizar investigações, ações penais e execuções penais das pessoas identificadas.