Forças de Segurança capturam sete suspeitos de ações criminosas até a tarde desta segunda (23)

23 de setembro de 2019 - 19:16 # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) informa que, ao todo, sete suspeitos já foram capturados e outros cinco, identificados por envolvimento em ações criminosas no último fim de semana e nesta segunda-feira (23). A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuam em conjunto para identificar e prender outros envolvidos nos crimes. Para reforçar o policiamento ostensivo, policiais militares que estavam de férias retornarão às atividades, e servidores das Polícias Civil e Militar, que estavam em cursos, tiveram as aulas suspensas para atuarem no policiamento. A frota de ônibus irá operar com o acompanhamento da Polícia Militar, visando garantir a segurança no serviço de transporte de passageiros com preservação da vida de usuários e trabalhadores. As investigações são coordenadas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Já o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atua no atendimento das ocorrências bombeirísticas.

Na tarde de hoje (23), em uma resposta rápida da Polícia Militar do Ceará, três suspeitos de uma ação criminosa contra um coletivo, no bairro Conjunto Palmeiras, foram capturados. Ainda com as mãos cheirando a gasolina, os militares prenderam em flagrante Lucas Vieira Monteiro (23), com passagens por roubo, tráfico de drogas, receptação, associação criminosa, corrupção de menor e porte ilegal de arma de fogo; Carlos Victor Machado da Silva Lima (20), com antecedentes por crime contra a paz pública; e Wladson Diego Monteiro da Silva (26), com passagens por tráfico de drogas. O trio foi autuado por dano e associação criminosa.

Cinco suspeitos de incendiar um veículo de uma distribuidora de energia elétrica, na tarde desta segunda-feira (23), no Residencial José Euclides Ferreira Gomes, no Bairro Jangurussu, em Fortaleza, já foram identificados. As Polícias Civil e Militar realizam diligências para a captura dos mesmos.

Uma ação realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), resultou na captura de quatro indivíduos no bairro Vicente Pinzon, Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). Eles, três adultos e um menor de idade, são suspeitos de atear fogo em um caminhão, no bairro Cidade 2000, Área integrada de Segurança 10 (AIS 10), na noite desse domingo (22).

Com o grupo, foram apreendidos um veículo clonado e ainda um galão contendo gasolina. Também está sendo investigado se o grupo teria sido responsável pela tentativa de incêndio de três caminhões na BR 116, em Messejana, na madrugada de ontem (22). Os adultos foram identificados como Bruno Acelino Camelo (26), com antecedentes por roubo e receptação; Fabrício Ferreira Gomes (22), com passagens pela Polícia por tráfico de drogas e receptação; e Antoniel Santos da Costa (25), com antecedentes por ameaça e roubo. Os quatro, o material apreendido e o veículo foram encaminhados a uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), para a realização dos procedimentos cabíveis ao fato.

A SSPDS ressalta que a cúpula Segurança Pública e os chefes das vinculadas, Polícias Civil e Militar, acompanham, desde a primeira ação criminosa, a situação das ocorrências e estiveram reunidos na noite de ontem (22) e nesta segunda-feira (23). As investigações acerca das ações criminosas estão sendo coordenadas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e as diligências seguem em andamento com equipes de policiais civis e militares.

Os casos

A primeira ocorrência aconteceu na madrugada desse sábado (21), às 21h06min, em Fortaleza, quando um pequeno caminhão foi danificado parcialmente, na Avenida das Adenanteras, no bairro Cidade 2000. O veículo teve a parte dianteira atingida por chamas. O incêndio foi debelado por populares.

No domingo (22), a primeira ação criminosa foi registrada às 02h30m, na BR 116, no Bairro Messejana, em Fortaleza. Cinco suspeitos tentaram incendiar veículos causando danos à lataria frontal dos três automóveis. À noite, às 19h53min, na Avenida dos Flamboyantes, no Bairro Cidade 2000, quatro suspeitos, que foram presos, queimaram parcialmente um caminhão.

Às 20h15m, na Avenida Godofredo Maciel, no Bairro Mondubim, em Fortaleza, suspeitos atearam fogo em um caminhão, que estava em uma revendedora. Por volta das 19h30m, no Distrito Industrial, em Maracanaú, a carga de um caminhão, que levava papel higiênico, foi incendiada.

Na madrugada desta segunda-feira (23), por volta das 04h50min, no bairro Conjunto Ceará, um veículo, modelo Fiat Uno, foi incendiado na Rua Duzentos e Trinta. Pela manhã, às 11h40min, criminosos danificaram um ônibus escolar, na Rua Raimundo Perote Viana, em Paracuru. Às 12h12min, na Rua Vicente Celestino, no Parque Santa Rosa, infratores danificaram um veículo da concessionária de energia Enel, que ficou parcialmente queimado pelas chamas.

Ainda na tarde de hoje (23), por volta das 12h40min, um coletivo foi danificado por criminosos, no Bairro Ancuri, em Fortaleza. Ainda nesta tarde, às 12h59min, na Rua Jaci, no Bairro Aracapé, elementos atearam fogo em um coletivo. Às 14h48min, no Residencial José Euclides Ferreira Gomes, no bairro Jangurussu, um veículo da Enel foi incendiado.

Às 15h47min, no Bairro Presidente Vargas, elementos não identificados atearam fogo em um veículo da Cagece. Às 16h06min, na Avenida Fluminense, no Bairro Canindezinho – suspeitos não identificados atearam fogo em um coletivo. Às 16h32min, no Bairro Mondubim, um carro de uma empresa de telefonia foi incendiado. Às 17h20min, no Bairro Jangurussu, indivíduos incendiaram uma topique.