Ciops recebe visita de crianças do Projeto Samu Júnior

20 de setembro de 2019 - 17:46 # # #

Filhos dos socorristas que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizaram, nessa quinta-feira (19), uma visita guiada à sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O intuito foi mostrar a importância e o funcionamento dos serviços de urgência e emergência, oferecidos através da Central de Regulação Médica.

De forma divertida, o coronel Marcos Russo, orientador da Célula de Operações Integradas da Ciops, e o analista da Célula de Operações Integradas da Ciops, Assis Barbosa, conduziram a visita e falaram sobre o funcionamento de todos os 13 órgãos que integram a Ciops. Durante o encontro, foi repassado para a criançada como funciona o recebimento das chamadas, o processo de triagem, e como a Ciops se organiza para atender as demandas recebidas. O analista ressalta que “dessa forma, eles aprendem mais rápido como reconhecer e agir em situações de urgência”.

O projeto Samu Júnior é voltado para crianças de 7 a 12 anos de idade e ensina, na prática, como situações que envolvem atendimentos de urgência podem ser resolvidos. O pedagogo Marcelo Carvalho, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Fortaleza, destacou que “o objetivo é ensinar as crianças que participam, como prestar atendimentos de urgência, e sobre a importância de não passar trote para a Ciops”. Além de capacitar as crianças com habilidades técnicas, o Samu Júnior se torna essencial para toda a sociedade, pois visa a prevenção de acidentes em qualquer situação.