Corpo de Bombeiros participa de treinamento sobre ofidismo no Nurof/UFC

19 de setembro de 2019 - 18:05 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros (6ªCia/1ºBBM), quartel sediado no Aeroporto Internacional de Fortaleza, participou nesta quinta-feira (19), de um treinamento sobre ofidismo promovido por profissionais do Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará (Nurof-UFC). As palestras foram ministradas por alunos de ciências biológicas da UFC e estagiários do Núcleo.

O treinamento foi idealizado pela FRAPORT, visando de capacitar os bombeiros de aeródromo da Seção de Combate a Incêndio (SCI) com intuito de aplicarem os procedimentos adequados para o manejo de serpentes e outros animais peçonhentos, devido ao alto índice de ocorrências com esses animais no sítio aeroportuário. Nas palavras do Tenente-Coronel Mauricio Naum, comandante da unidade, “o treinamento é mais uma capacitação ofertada pela FRAPORT aos nossos Bombeiros Militares, que servirão para preservar o meio ambiente, bem como, resguardar as vidas dos bombeiros e dos demais profissionais e clientes que trabalham e frequentam o aeroporto”, afirma.

Já nas palavras de Castiele Holanda, palestrante do Nurof – UFC: “O treinamento sobre ofidismo tem como objetivo melhorar o conhecimento sobre serpentes, para trazer mais segurança aos profissionais que precisem lidar com esses animais. Para isso, ensinamos sobre a biologia, anatomia, comportamento e reconhecimento de serpentes peçonhentas e não peçonhentas. Ensinamos sobre medidas de prevenção de acidentes, medidas de profilaxia em casos de acidentes e sobre sintomatologia de cada tipo de acidente, com os grupos de serpentes peçonhentas, melhorando o atendimento das pessoas acidentadas com esses animais. Por fim, também ensinamos sobre a importância de prevenção desses animais e seus benefícios para nós, seres humanos, tentando diminuir o medo e mortandade desregrada”, explica.