EsIM-10ª RM do CMCB realizou a formatura da 2ª turma de combatentes

17 de setembro de 2019 - 17:39 # # #

Na manhã dessa sexta-feira, 13 de setembro do corrente ano, na sede do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) a Escola de Instrução Militar 10-001 (EsIM 10-001) realizou a formatura de entrega da boina aos onze novos combatentes básicos. Na ocasião, também, foram licenciados os alunos deste ano, passando para a situação de reservista, momento em que foi concluído mais um ano de instrução. A atividade marcou a formação da segunda turma de instrução da Escola de Instrução Militar EsIM 10-001.

A formatura contou com a presença do General Cunha Mattos, comandante da 10ª Região Militar; do coronel Zélio, comandante-diretor da Escola de Instrução Militar 10-001; do Major Castro e Silva, comandante da Companhia de Comando da 10ª Região Militar; da Organização Militar apoiadora da Escola de Instrução Militar 10-001 e de oficiais do comando da 10ª Região Militar.

A implantação

Atualmente:

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), em parceria com a 10ª Região Militar (10ª RM), implantou a Escola de Instrução Militar (EsIM), sendo a única Escola de Ensino Militar do Nordeste e a sexta do Brasil, que possibilitará aos alunos do CMCB prestarem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio, sob a coordenação do Coronel BM Zélio e supervisão do Major Inf Castro e Silva, Comandante da Companhia de Comando da 10ª Região Militar e Subtenente Inf Francisco Flávio Guedes Almeida Júnior (Brigada da Cia Cmdo) todos da 10ª RM.

Histórico

A implantação da EsIM é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM), na pessoa do general de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na pessoa do coronel comandante geral, Heraldo Maia Pacheco; e do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), na pessoa do coronel comandante diretor, José Nildson de Oliveira. A iniciativa foi instituída por meio da Portaria n. 288 – Cmt Ex. De 8 de abril de 2015, que versa sobre as Instruções Gerais para o Funcionamento das Escolas de Instrução Militar (EB 10-IG-02.012).

Inspirado nas Escolas de Instrução Militar (EsIM), o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento Geral do Pessoal, está disponibilizando, com a coordenação do Comando da 10ª Região Militar, a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos em estabelecimento de Ensino Médio.

O que são EsIMs?

As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã) voluntário, conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal. Ao final do ano de instrução, os alunos recebem o Certificado de Reservista de 2ª Categoria de Tempo Serviço Militar (CTSM), e terão o serviço militar no Exército Brasileiro cumprido.

Como é o Curso?

O curso foi realizado nas próprias dependências do CMCB, com um regime de instrução descontínuo, visando à conciliação com atividades acadêmicas, perfazendo 200 horas de instrução ou 18 semanas. Também fará parte da instrução um programa de palestras e visitas em instituições públicas e privadas, buscando um conhecimento geral em todos os campos de atividade, da sociedade e da vida comunitária, com ênfase no interesse por atividades cívico-sociais.