SSPDS recebe diretor-geral da Abin e inicia tratativas para parceria entre instituições

13 de setembro de 2019 - 19:20 # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, na tarde dessa quinta-feira (12), a visita do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, na sede da pasta, em Fortaleza. Ele se reuniu com o secretário da SSPDS, André Costa; o secretário executivo, Paulo Sérgio Braga; e o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira. O encontrou marcou o início das tratativas acerca de uma futura parceria à nível nacional entre SSPDS e Abin.

A Agência, que está vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional, entra para o rol de instituições que visitaram o Ceará para conhecer o que tem sido feito pelo Governo do Estado, que se destaca nacionalmente em razão do progresso nos índices criminais. Entre os números positivos, está a queda por 17 meses seguidos dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), como homicídios dolosos e feminicídios, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Já quando se trata de roubos, que é contabilizado por meio dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), são 27 meses de redução.

“Fizemos essa reunião porque eles sabiam que o Ceará hoje é uma referência para o país em nível de tecnologia aplicada à segurança pública. Assim como tem ocorrido com os Ministérios de Brasília, o diretor veio para conhecer o nosso modelo de atuação junto às universidades. Aproveitamos para mostrar as ferramentas que desenvolvemos e que já utilizamos, como o Spia (Sistema Policial Indicativo de Abordagem), o Big Data e os aplicativos móvel para os policiais”, disse André Costa, secretário da SSPDS.

Um exemplo de como o Ceará tem capitaneado as novas estratégias na área da segurança no Brasil, foi a entrega, no último dia 21 de agosto, de quatro ferramentas criadas aqui no Estado, a partir da parceria desenvolvida pela SSPDS e pela Universidade Federal do Ceará (UFC) para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que repassará as tecnologias que vêm contribuindo para os bons resultados em território cearense para as outras unidades da federação.

“Mostramos ainda o funcionamento do reconhecimento facial e da utilização da biometria, que já estamos utilizando nas operações. Expomos também alguns projetos que serão lançados em um futuro próximo. No fim, a receptividade foi muito boa, e já vamos iniciar as tratativas em uma parceria a nível nacional, com atuação da Secretaria, as universidades cearenses e a Abin”, revelou Costa, que destacou ainda as prisões de suspeitos, ocorridas nas últimas operações policiais, quando foram utilizados leitores biométricos.

Tecnologia Biométrica

Na última segunda-feira (10), durante uma operação realizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social na comunidade do “Pau Fininho”, no bairro Papicu, em Fortaleza, as equipes policiais utilizaram leitores biométrico conectados a smartpones para auxiliar na identificação de criminosos. O procedimento já foi adotado, anteriormente, em situações em que o indivíduo não quis se identificar, uma vez que com a tecnologia não é necessária a apresentação de documentos. Dessa forma, os policiais não precisam se dirigir, com a pessoa abordada, para uma delegacia visando acessar a sua identificação. Já nos casos de confirmação positiva para infrator, o mesmo é prontamente encaminhado a uma delegacia.

Durante os trabalhos, uma equipe do Comando Tático Motorizado (Cotam), ao incursionar na Rua Desembargador Lauro Nogueira com Rua Doutor Ribamar Lobo, encontraram uma casa abandonada, onde foi encontrada uma certidão de nascimento. Após consultar os dados do documento, com o apoio da equipe tática da Pefoce, foi constatado um mandado de prisão em aberto por roubo, em desfavor de Tiago Elfrazio Braga (21), com passagens por associação criminosa e corrupção de menor.

Tiago Elfrazio não se encontrava no local, onde a certidão foi localizada, o que fez os agentes de segurança iniciarem buscas pelo indivíduo. Após diligências, o homem foi encontrado em outro endereço, também na Rua Desembargador Lauro Nogueira. No momento da abordagem, Tiago Elfrazio forneceu um nome falso, mas foi identificado com auxílio da tecnologia biométrica. O infrator foi conduzido ao 15º Distrito Policial, onde os procedimentos cabíveis foram realizados.