Profissionais da Ciopaer participam de palestra “Conservação da Audição”

13 de setembro de 2019 - 18:48 # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) recebeu, nesta sexta-feira (13), a palestra que teve como tema a “Conservação da Audição”. A apresentação foi ministrada pelo capitão médico da Força Aérea Brasileira (FAB), Cesar Wagner Montenegro Cima, na sede da Ciopaer, no bairro Aeroporto.

O evento, voltado para o efetivo embarcado da coordenadoria – pilotos, tripulantes operacionais e mecânicos de voo -, faz parte do calendário de ações educativas da Segurança Operacional da Unidade, com foco na prevenção. Para os servidores que exercem atividade de voo, todos os sentidos são fundamentais e devem ser mantidos em um padrão aceitável, especialmente a visão e audição, sendo esta a mais preocupante, pois a falta de cuidado pode ocasionar perda na capacidade auditiva.

Para o major do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), Israel Cleriston, encarregado da Segurança Operacional da Ciopaer, a palestra foi muito importante. Ele considera que “eventos como o de hoje não são apenas uma formalidade legal para cumprimento do planejamento das atividades anuais da área, mas uma oportunidade de aprimoramento dos conhecimentos e conscientização dos profissionais que exercem essa missão tão específica e cheia de detalhes, que é a aviação”, pontua.

O capitão médico da Força Aérea Brasileira (FAB), Cesar Cima, é médico da Aeronáutica e possui capacitação na área de medicina aeroespacial, com atuação em esquadrões de aviação da (FAB).