Estelionatário é preso após tentar aplicar golpe do cartão em idoso em Fortaleza

13 de setembro de 2019 - 18:40 # #

Um homem suspeito de tentar aplicar golpe contra um idoso de 76 anos foi preso pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), nessa quinta-feira (12), no bairro José Bonifácio – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Ele foi conduzido ao 25° Distrito Policial (DP), onde foi autuado em flagrante pelo crime. Com a prisão, a Polícia Civil agora investiga a participação de outras pessoas no esquema criminoso.

A viatura da PMCE foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), por volta das 13h21min, acerca de um homem que teria entrado em contato, via telefone de um idoso, pedindo alguns dados e informando que o cartão da vítima havia sido clonado. Ainda conforme as informações ditas a Polícia, o falso atendente repassou dois telefones para o idoso entrar em contato com uma suposta central de atendimento. Depois disso, um funcionário do banco, que na verdade se tratava de um estelionatário, iria até a casa do idoso para recolher o cartão de crédito.

Franklin Allef da Silva Marcelino (23) foi até o endereço do homem, no intuito de concluir a ação criminosa. No entanto, já desconfiando que se tratava de um golpe, os familiares da vítima acionaram a Polícia Militar. O criminoso foi contido no próprio local e recebeu voz de prisão. Com o suspeito, os policiais apreenderam uma identidade falsa, um aparelho celular e uma motocicleta. Allef foi conduzido ao 25° DP, onde foi autuado em flagrante por estelionato e uso de documento falso.

Orientações

A Polícia Civil orienta as pessoas a ficarem atentas para evitar cair em golpes praticados por telefone. O primeiro passo é desconfiar quando há a solicitação de senha ou de código de segurança por telefone ou por e-mail. Esse tipo de informação é intransferível. A Polícia Civil ressalta ainda que as pessoas não devem entregar seus cartões, ainda que inutilizados, pois a devolução de cartões não é uma conduta praticada pelos bancos. E, por último, caso a pessoa não se sinta segura durante o atendimento por telefone, em razão de algum pedido suspeito por parte do atendente, entre em contato com a central do banco e registre o fato em qualquer delegacia da Polícia Civil.

Denúncia

A Polícia Civil acredita que, após a divulgação da prisão de Franklin Allef da Silva Marcelino, outras pessoas deverão aparecer noticiando o fato à delegacia distrital. Caso você tenha sido vítima desse golpe, entre em contato com 25° Distrito Policial, pelo telefone (85) 3101-3529. O endereço da DP é Avenida Lauro Vieira Chaves, 1080, no bairro Vila União, em Fortaleza.