Alunos da EsIM/10ªRM do CMCB fazem doação de alimentos para o Lar Torres de Melo

12 de setembro de 2019 - 17:56 # # #

Os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), que compõem a Escola de Instrução Militar 10-001 (EsIM), por ocasião da Semana do Soldado, durante o Torneio da Integração, realizou uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis, que foram doados, na manhã desta quarta-feira (11), para o Lar Torres de Melo. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as instalações da instituição.

Os alunos mantiveram contato com idosos assistidos pela instituição, evidenciando a importância do Lar Torres de Melo para população cearense. Iniciativas, como estas, fortalecem a formação cívica e cidadão dos alunos, que prestam o serviço militar.

A Escola de Instrução Militar (EsIM)

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a 10ª Região Militar (10ª RM) implementou uma Escola de Instrução Militar (EsIM), sendo a primeira e única Escola de Ensino Militar do Nordeste, e a sexta do Brasil, que possibilita aos alunos do CMCB prestarem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio.

A implantação da EsIM é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica que foi articulado em março de 2017, entre o Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM) na pessoa do General de Divisão, Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na pessoa do Coronel Comandante Geral, Heraldo Maia Pacheco; por meio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) na pessoa do Coronel Comandante Diretor, José Nildson de Oliveira, sob os auspícios da Portaria n. 288 – Cmt Ex. De 8 de abril de 2015 que versa sobre as Instruções Gerais para o Funcionamento das Escolas de Instrução Militar (EB 10-IG-02.012).

Inspirado no sucesso já consagrado das Escolas de Instrução Militar (EsIM), o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento Geral do Pessoal, está disponibilizando, com a coordenação do Comando da 10ª Região Militar, a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos em estabelecimento de Ensino Médio.

O que são EsIM?

As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã), conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal.

A Escola de Instrução Militar 10-001 está estabelecida no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros localizada na Rua Adriano Martins, 436, Jacarecanga, Fortaleza, CE, CEP: 60.010.590 – Fone: (85) 3101.2200. – www.cm.cb.ce.gov.br.