Supesp recebe professores e alunos da UFC para apresentar ações desenvolvidas pela pasta

10 de setembro de 2019 - 18:47 # # # #

Professores e alunos do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) visitaram, nessa segunda-feira (9), a sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na ocasião, foram recebidos pelo superintendente Aloísio Lira, da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e pela equipe de mestres e doutores da pasta, que realizaram apresentações para mostrar as estratégias e tecnologias utilizadas no âmbito da Segurança Pública do Estado.

Pela Universidade Federal do Ceará, participaram do encontro os professores do Departamento de Estudos Interdisciplinares da UFC, Breno Aloísio Torres Duarte de Pinho, José Lenho Silva Diógenes e Júlio Alfredo Racchumi Romero. Além dos alunos de grupos de estudos e de pesquisas vinculados às políticas de segurança pública que estão sendo desenvolvidos no âmbito do Curso de Gestão de Políticas Públicas.

O encontro iniciou com o professor doutor Anderson Duarte, que também é diretor de estratégia da Supesp e capitão da Polícia Militar do Ceará. Ele falou sobre a função da Superintendência na formulação da política de segurança pública, além de ressaltar a importância do órgão. “A segurança pública do Estado do Ceará inaugura um novo tempo. A Supesp foi criada com a função de subsidiar o secretário, que é o responsável pela estratégia de segurança pública, com conhecimentos, mapas, análises e pesquisas, que permitem que ele tome as melhores decisões. Além disso, com seu quadro de mestres e doutores, a Superintendência é qualificada para o diálogo com as universidades e outros órgãos de pesquisa, colhendo propostas e pesquisas que realmente tenham relevância teórica e prática para o objetivo da SSPDS, que é fazer com que a população esteja efetivamente mais segura e, além disso, sinta-se segura”, frisou o diretor.

Já o superintendente da Supesp, Aloísio Lira, ressaltou que as novas estratégias desenvolvidas têm possibilitado que o Ceará desponte como referência em âmbito nacional. “O novo modelo de gestão implementado pelo Secretário de Segurança André Costa e desenvolvido pela Supesp, que é responsável pela parte de pesquisa e estratégia da segurança pública no Ceará, vem se tornando referência nacional. A parceria com as universidades e instituições de pesquisa fortalecem a gestão e a qualidade no planejamento, execução e avaliação de políticas públicas. Está sendo um grande passo para a melhoria do serviço público de forma em geral e um grande avanço para a redução da violência e combate ao crime”, destacou o superintendente.

Para o professor Lenho Diógenes, o encontro foi importante para conhecer os estudos e técnicas que são desenvolvidos pela Supesp para alimentar a formulação das políticas públicas no âmbito do Estado do Ceará. “Conhecer os trabalhos desenvolvidos pela superintendência é necessário para entender a importância que é visitar uma instituição pioneira no Brasil no que diz respeito a desenhar políticas de segurança pública ancoradas em evidências empíricas”, ressaltou o professor.

Ainda durante a reunião, a equipe da Supesp falou sobre o controle e transparência dos dados e a importância dos estudos de geoprocessamento para o campo das políticas públicas.