Bombeiros militares participam de Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas

9 de setembro de 2019 - 18:18 # # # # #

O curso é promovido pela Aesp e visa formar novos bombeiros vistoriantes para o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi/CBMCE).

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (09), mais uma turma do Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas para bombeiros militares do Estado do Ceará. O treinamento, que ocorre até o próximo dia 20, tem uma carga-horária de 80 horas/aula e visa formar novos vistoriantes para atuar no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Vinte bombeiros – integrantes dos quartéis de Aracati, Crateús, Horizonte, Maracanaú, Caucaia e Fortaleza – participam da capacitação que será ministrada por experientes vistoriantes e analistas de projetos do Cepi. A programação do curso prevê instruções de procedimento administrativo; ética profissional; prevenção em estádios; aparelhos extintores e iluminação de emergência; sistema de hidrantes; manipulação, utilização e armazenamento de GLP; fogos de artifício; detecção de alarme de incêndio e prática de vistoria, entre outras disciplinas.

De acordo com o comandante-adjunto do Cepi, tenente-coronel BM Wagner Maia, a ideia é reforçar as ações de prevenção e fiscalização em todo o Estado. “Nós partimos de 75 vistoriantes, que nós tínhamos no começo da gestão do coronel Holanda, estamos hoje 129 vistoriantes e vamos fechar essa terceira turma fortalecendo ainda mais esse setor, que eu entendo que é um dos mais importantes do CBMCE no que se refere á prevenção… O Estado do Ceará precisa de uma fiscalização ativa, precisa de uma fiscalização presente e nós vamos fortalecer ainda mais esse setor dentro de cada AIS (Área Integrada de Segurança)”, declarou o oficial durante a solenidade de abertura do curso, realizado nesta manhã no auditório da Aesp.

Esta é a terceira turma do Curso de Habilitação em Vistorias Técnicas promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, este ano. Entre os meses de maio e junho, outros 56 bombeiros concluíram esta capacitação.

O Cepi

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) é o órgão de execução programática do CBMCE, responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação ao uso – a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT).

O Cepi disponibiliza a população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. A novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente falando. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

Um canal de comunicação via Whatsapp também foi aberto recentemente pelo Cepi para oferecer esclarecimentos sobre o processo. Por meio do número (85) 3101.2394, que funciona em horário comercial, qualquer interessado em solicitar os serviços de análise de projetos e de vistoria de edificações do Corpo de Bombeiros pode obter informações.

Em 2018, foram 36 mil processos atendidos no setor de engenharia de incêndio do CBMCE, entre vistorias e análises de projetos. O número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2013, e a expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.

Fotos: Mayara Sampaio (Ascom Aesp)