Corpo de Bombeiros inicia três novas turmas de Jovem Brigadista de Valor

6 de setembro de 2019 - 18:32 # # #

O projeto social do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), o Jovem Brigadista de Valor (JBV) iniciou, no Distrito do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, nessa quarta-feira (4). O início do semestre se deu por meio de uma reunião do tenente-coronel Bonifácio, comandante da 4ªCia/2ºBBM e também coordenador do JBV, além de instrutores com os pais dos jovens brigadistas. Nesta reunião, o tenente Flávio Cosmo, instrutor do JBV, fez uma apresentação enfocando os principais aspectos do projeto, tais como: amparo legal, objetivos, fundamentação, metodologia e importância estratégica para a o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e para a sociedade cearense.

Também foi observado que para a realização deste projeto social foi necessário a parceria entre o Corpo de Bombeiros, a Associação dos Empresários do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Ao final foi apresentada a equipe de trabalho que será composta ainda pelos instrutores subtenente Marcelo, sargento J. Menezes, sargento Ferreira e soldado R. Soares.

O JBV Pecém dispõe de 87 brigadistas inscritos de 14 a 17 anos, entre meninos e meninas. Os envolvidos serão distribuídos em turmas, sendo uma composta por 17 alunos pelo turno da manhã e duas turmas de 35 alunos, no período da tarde.

A Missão

“A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora”, ressaltou o tenente-coronel Barreto, comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH).

JBV – Histórico

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 1.749 brigadistas em 70 núcleos, sendo 28 em Fortaleza, 13 na região metropolitana de Fortaleza e 29 no interior do Estado do Ceará.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no transito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.