História da Polícia Civil é contada em mais um lançamento literário realizado na Superintendência da PCCE

5 de setembro de 2019 - 20:29 # # # #

A Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foi palco do lançamento da obra “Resumo Histórico da Polícia Civil do Ceará”, de autoria do inspetor aposentado de Polícia Civil, Clemilton da Silva Melo. O evento aconteceu, nesta quinta-feira (5). Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer melhor a linha do tempo da instituição, através da narrativa apresentada pelo servidor.

Clemilton já é autor das obras: “A Praça dos Voluntários”, “O Palácio da Polícia Civil”, “Chefatura de Polícia do Ceará 1, 2 e 3” e “História do Sinpoci”. Segundo relatos do pesquisador, seu interesse por assuntos relativos à Polícia Civil surgiu a partir do seu ingresso em 1980 na carreira policial. “Naquela época, não havia muitos escritos fundamentados sobre a história da instituição e, por causa disso, passei a manusear documentos existentes no arquivo público para começar a construir um acervo histórico”, afirmou Clemilton.

Vale ressaltar que a publicação de obras com este tipo de conteúdo é uma maneira de tornar viva a história não só de uma instituição, mas também de uma sociedade que se integra dentro da narrativa histórica com seus costumes destacados nos relatos da época. “Na verdade, para mim é uma honra, e sou muito grato a Deus, aos colegas policiais civis e ao público leitor que tem gostado dos meus trabalhos”, disse Clemilton.

“A importância do lançamento dessa obra é enorme, porque é o que mantém viva nossa memória. A gente precisa fazer esse registro para que a Polícia Civil não fique referência. Toda instituição respeitada mantém viva sua história. O fato dessa obra ter sido escrita por um policial nosso nos deixa mais envaidecidos e orgulhosos. Hoje é um dia de alegria para toda a família Polícia Civil”, ressaltou o delegado geral adjunto da PCCE, Sérgio Pereira.