Ensino Fundamental do 1º CPM-GEF brilha em desfile no Quartel do Comando Geral

5 de setembro de 2019 - 18:40 # # # #

O tradicional desfile dos alunos do Ensino Fundamental I, alusivo ao Dia da Independência do Brasil, foi realizado no pátio externo do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Ceará, em Fortaleza. A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira, 04, sendo prestigiada pelo alto comando da Segurança Pública do Estado e participação da Comunidade Escolar.

Os alunos do Ensino Fundamental I (do 1ª ao 5º ano) desfilaram diante de uma seleta plateia formada por PMs, pais, docentes e responsáveis, além do acompanhamento de instrutores e monitores que atuam no 1º Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó. O ato solene foi organizado pela assessoria de comunicação da escola, juntamente com a Coordenação do Ensino Fundamental I e Corpo de Alunos. Com participação da banda de música do Colégio, o público pôde acompanhar diversas representações de batalhões da PMCE, formadas por alunos com uniformes característicos de cada unidade militar.

No palco, prestigiando o desfile, estavam o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa; o secretário executivo da SSPDS, coronel Paulo Sérgio; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel PM Alexandre Ávila; o subcomandante geral da PMCE, coronel Ozair, o diretor de Planejamento e Gestão Interna, coronel PM Durval, o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública, coronel Juarez; o coordenador dos Colégios Militares da Polícia Militar, coronel PM Kennedy; o tenente coronel PM Victor, comandante do 1º CPM-GEF, e diversos comandantes de batalhões operacionais da PMCE.
O Coordenador dos Colégios da PMCE, coronel Kennedy, frisou o sucesso das inscrições para o processo seletivo 2020. “Hoje, é o ultimo dia de inscrições para a seleção dos colégios e fico feliz em saber que são 12 mil inscritos, o que condiciona uma concorrência de quase 30 pessoas por vaga. Isso demonstra o apreço e reconhecimento pelo nosso ensino”, ressalta o oficial.
Em suas palavras, o coronel comandante geral da PMCE, Alexandre Ávila, reconheceu e elogiou o ensino da escola administrada pela PMCE, com excelência em ter os melhores índices do ensino médio dentre as escolas públicas. “Ver nossas crianças representando unidades policiais nos enche de orgulho e esperança naqueles que serão o futuro da nossa sociedade”, enfatiza. O comandante geral ressaltou o momento de amplitude dos colégios militares em ascensão, seguindo uma tendência nacional.

O secretário da SSPDS, André Costa, em sua fala, destacou os avanços dos colégios da PMCE. “Nos últimos quatro anos, o Colégio esteve em primeiro lugar no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dentre as escolas publicas do Ceará, e sempre em destaque com os melhores índices de desenvolvimento da educação básica”, disse. O secretário enalteceu o primeiro lugar na prova de redação do último Enem, parabenizando o trabalho dos docentes do 1ª CPM-GEF. “Esses profissionais se debruçam para melhorar o trabalho de redação, junto aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com muita dedicação e zelo pela missão de educar”, elogiou. Por fim, o secretário expôs o apoio dado pela pasta da segurança no aporte financeiro, disponibilizando recursos do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social atendendo as demandas estruturais da escola.

Após as formalidades do evento, 12 pelotões desfilaram enaltecendo as unidades ostensivas da PMCE: o Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), o Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA); o recém criado Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Comando de Policiamento Turístico (CPTUR), as bicicletas da modalidade de ciclopatrulhamento e o pelotão das crianças acompanhadas com seus cãezinhos representando o Canil. Os alunos também apresentaram equipes pertencentes ao 1ºCPM-GEF, formados por grupos de Cerimonial, do Pelotão Especial (Pelopes), e finalizando com o pelotão de pais que desfilaram orgulhosos para o público presente.