Aesp habilita profissionais para resgate e atendimento pré-hospitalar

4 de setembro de 2019 - 16:08 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) deu início, nesta terça-feira (03), a mais uma turma do Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar. A capacitação visa habilitar o profissional de segurança pública e defesa civil para atuar em ocorrências de resgate e atendimento pré-Hospitalar, bem como no conhecimento de procedimentos e técnicas para avaliar, abordar e identificar problemas que comprometem a vida, além de imobilização, rolamento, remoção e regate de vítimas presas a ferragens, em locais elevados e também em espaços confinados.

Segundo o comandante do Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar do CBMCE e coordenador do curso, tenente-coronel BM Francisco Albert Einsten Lima Arruda, durante as disciplinas os alunos serão avaliados nos quesitos psicológicos e intelectuais, afim de que não cometam nenhum erro durante o atendimento. “De acordo com a portaria nº 2048 do Ministério da Saúde, existe uma carga horária mínima para que uma pessoa possa entrar em uma ambulância e fazer um atendimento. Esse curso atende a essa carga horária. Os bombeiros socorristas e resgatistas precisam suportar pressões porque eles atenderão pessoas que estarão entre a vida e a morte. As decisões desses profissionais, se tomadas corretamente, poderão salvá-las, tudo isso de forma segura e rápida sob forte impacto emocional”, frisou.

A qualificação contempla em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas de educação física; anatomia e fisiologia humana; atendimento pré-hospitalar I, II e III; resgate veicular; busca e resgate de vítimas, APH em vítima de afogamento, estágio operacional, entre outros conhecimentos importantes para o profissional que irá atuar no salvamento de pessoas vítimas de acidentes.

A aula inaugural foi ministrada pelo médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ceará, Eduardo Henrique de Araújo Lino, que palestrou sobre “Consequências das Competições no Atendimento Pré-Hospitalar”, contou com a presença da diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, Ivana Marques; comandante do Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar do CBMCE, tenente-coronel BM Francisco Albert Einsten Lima Arruda e do Monitor do curso, subtenente BM Francisco Djacy Pereira.

O treinamento possui uma carga horária de 688 horas/aula e duração de aproximadamente oito semanas, com previsão de término no dia 31 de outubro.