Aesp forma duas novas turmas de Policiamento Turístico

3 de setembro de 2019 - 17:49 # # # #

Um grupo de 68 policiais militares concluiu, nesta terça-feira (3), o Curso de Policiamento de Turismo (CPTur), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Agora, os agentes de segurança pública estão habilitados para atuar no Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur)da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e aptos para realizarem o policiamento ostensivo em locais e pontos turísticos do estado do Ceará.

A solenidade de encerramento das turmas 1 e 2 aconteceu no auditório da Aesp e contou com a presença do diretor geral da instituição de ensino, Juarez Gomes Nunes Junior, do comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e coordenador do curso, tenente-coronel PM Marcos Luiz Franco Gomes; da assessora de Comunicação da Polícia Militar do Ceará, tenente-coronel PM Fátima de Paula, além de docentes, discentes e familiares dos concludentes.

Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), tenente-coronel PM Marcos Luiz Franco Gomes, a qualidade do serviço prestado à população será reflexo do excelente treinamento que eles tiveram durante todo o curso. “Esses policiais irão trabalhar nas ruas com aprimoramento profissional, sabendo atender melhor a população de Fortaleza, bem como os turistas que visitam nossa Capital. Eles serão empregados em todo o litoral do Estado, desde (a praia de) Bitupitá até o Icapuí, por toda orla. Essa capacitação é muito importante para que possa realmente refletir em um melhor trabalho prestado pela nossa Polícia Militar”, avaliou o oficial.

A capacitação ocorreu entre os meses de julho e agosto deste ano e teve uma carga horária de 156 horas/aula, abordando disciplinas de direitos humanos, ética e cidadania; atendimento pré-hospitalar; noções de teoria geral do turismo; relações interpessoais e humanas; proteção ambiental; noções de inglês e espanhol aplicado ao serviço policial; sistema rodoviário do estado do Ceará; situação jurídica do estrangeiro no Brasil; diversidade étnico-social e cultural; direção off-road, identificação de passaportes, entre outros conhecimentos importantes para o policial que irá reforçar as ações de segurança e apoio aos visitantes do Estado.

Josivan Alves Ribeiro é cabo da Polícia Militar há 10 anos. Para ele, que já faz parte do Batalhão de Policiamento Turístico, estar preparado e capacitado para oferecer um serviço cada vez melhor para a sociedade é algo fundamental na carreira policial. “O Batalhão de Policiamento Turístico é a vitrine do nosso Estado. Toda vez que um turista chega aqui, ele procura segurança e eles confiam na Polícia. Então, quando você está preparado para receber esse turista, ele volta para sua cidade natal com a experiência positiva da viagem que ele fez para cá”, declarou o formando.

BPTur

Atualmente, o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) possui um efetivo de aproximadamente 750 policiais militares, que atuam 24 horas por dia nos principais pontos turísticos de Fortaleza, Região Metropolitana e em todo o litoral do Ceará com rondas em viaturas, motos, bases móveis e policiamento a pé e de bicicleta, para bem receber e melhor atender os turistas que visitam o nosso Estado.