Inteligência artificial do Spia auxilia ação da PM na captura de grupo criminoso

2 de setembro de 2019 - 18:28 # # # #

Um grupo em posse de um simulacro de arma de fogo foi capturado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), após serem detectados pela inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), em Fortaleza. Conforme informações repassadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o veículo era procurado sob a suspeita que os integrantes realizavam assaltos pelo Centro da Capital. O flagrante foi realizado na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), na madrugada desse domingo (1º).

Após os dados repassados pela Ciops, uma viatura da 1ª Companhia do 5° Batalhão de Polícia Militar diligenciou e chegou ao carro de modelo Celta, que estava em uma das ruas da Praia de Iracema – Área Integrada de Segurança (AIS 1). Na abordagem, os PMs visualizaram quatro suspeitos parados na parte de trás do automóvel. Um dos indivíduos, identificado por Fernando Vital da Silva (22) – sem antecedentes criminais ¬¬– estava adulterando a placa traseira do veículo. Inclusive, o homem já havia feito o mesmo procedimento na placa dianteira, utilizando fita isolante.

Foi presa ainda uma mulher, identificada por Thais Silva Freitas (24) – com duas passagens pela Polícia por tráfico de drogas e associação para o tráfico; e dois adolescentes de 15 e 17 anos foram apreendidos. Dentro do carro, foi apreendido um simulacro de arma de arma de fogo sob o banco do condutor. O caso foi encaminhado à DCA, onde um inquérito policial e um ato infracional foram realizados. Todos responderão por associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Os maiores foram indiciados ainda por corrupção de menor.

Outras vítimas

Por também serem suspeitos de roubos na região, a Polícia Civil trabalha para localizar possíveis vítimas. Dessa maneira, a PCCE orienta que as pessoas que foram vítimas do grupoa procurem a sede da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) para registrar o crime. A unidade policial fica na Rua Tabelião Fabião, 114 – São Gerardo. O telefone é o (85) 3217-2119.