Aesp promove capacitação em vistoria veicular para profissionais de segurança pública

2 de setembro de 2019 - 17:31 # # #


Iniciou, nesta segunda-feira (02), o Curso de Vistoria Veicular e Inclusão/Exclusão de Gravame de Roubo ou Furto promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). Vinte policiais civis participam desta capacitação que tem previsão de término para o próximo dia 26.

A qualificação, de 72 horas/aula, possui em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas de vistoria veicular; teoria sobre sistema de S-25; operacionalização do S-25, sistema de inclusão e exclusão de gravame de roubo ou furto, entre outros assuntos que permitem instruir o profissional a detectar adulterações nos sinais identificadores nos mais variados tipos de veículos automotivos.

“O curso pretende mostrar como identificar um veículo que está com indícios de adulteração. O que deve ser procurado e aonde encontrar a identificação veicular, em casos de veículos que possuam as mesmas características e as mesmas placas. Também será visto a regulamentação do Contran em relação à identificação veicular; os tipos de adulteração e como identificá-las; a questão do gravame de roubo e furto, além das causas de inclusão e as causas de exclusão.” explicou o coordenador do curso, lotado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), inspetor Marcos César Serra de Freitas.

A abertura da capacitação contou com a presença do Orientador da Célula de Formação Profissional da Aesp, Ewerton Mavignier Guimarães; do Coordenador do Curso de Vistoria Veicular e Inclusão/Exclusão de Gravame de Roubo ou Furto, Inspetor de Polícia Civil Marcos Cesar Serra de Freitas; além dos docentes, discentes e demais convidados.