Aesp capacita profissionais do Samu em atendimento e transporte aeromédico

2 de setembro de 2019 - 17:48 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) iniciou, nesta segunda-feira (02), o Curso Tático para Tripulação Aeromédico – treinamento visa atualizar e ampliar, conforme previsões constitucionais, os conhecimentos profissionais, técnico e humanístico dos médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará), que atuam na função de tripulantes aeromédicos da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A capacitação visa ainda capacitá-los para atuar com segurança em operações de segurança pública que exijam conhecimentos táticos de atendimento pré-hospitalar.

O coordenador do Curso Tático para Tripulação Aeromédico, tenente-coronel Cléber Nóbrega Vieira, falou sobre a importância do profissional estar bem preparado para prestar um primeiro socorro de qualidade e eficiente em casos de emergência. “Eles já trabalham na aérea e agora nós estamos avançando, tornando-os mais aprimorados para que eles possam ter uma melhor dinâmica de salvamento aquático, de salvamento terrestre ou com transporte de vítimas em regiões inóspitas. Isso é um avanço para que eles possam fazer um trabalho parecido com o que os nossos operadores táticos já fazem quando vão para água, ou quando vão para um salvamento em altura. Nós estamos fazendo isso para que amplie ainda mais a nossa área de atuação e alavancar as missões de segurança pública”, pontuou o oficial.

A qualificação de 100 horas/aula contempla em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas de educação física; operação em alturas; operações aquáticas; salvamento terrestre; segurança de voo; sobrevivência em regiões inóspitas; atendimento pré-hospitalar tático; entre outros conhecimentos importantes para o profissional que irá atuar na tripulação tática aeromédica.

Segundo o aluno Rui Porto Morais, médico do Samu Ceará, esse curso irá auxiliar no aprimoramento técnico dos serviços de saúde. “É um curso que vai nos permitir aprimorar todas as técnicas e adquirir novos conhecimentos para poder tornar o serviço ainda melhor. Dessa forma vamos conseguir padronizar um serviço com maior excelência e cada vez mais galgar um degrau acima para se tornar um dos melhores serviços de resgate e transporte aeromédico do Brasil”, avaliou o discente.

A aula inaugural foi marcada pela palestra “Introdução ao APH Tático”, ministrada pelo inspetor da Polícia Civil, Thyago Fonseca Lima, que apresentou de forma didática o que é o atendimento pré-hospitalar em combate e a sua diferença entre o APH tradicional, a fim de possibilitar os profissionais de saúde a efetuar um resgate de forma segura da área de conflito.

Ao todo, dez profissionais, incluindo cinco médicos e cinco enfermeiros, participam da capacitação que segue até o próximo dia 10 de setembro de 2019.