Plano operacional para jogo Fortaleza x Goiás contará com 365 profissionais da Segurança

30 de agosto de 2019 - 18:42 # # #

A Série A do Campeonato Brasileiro 2019 chega a sua 17ª rodada neste final de semana e a Arena Castelão será palco de mais uma partida válida pela competição. No domingo (1º), o Fortaleza recebe o Goiás às 16 horas e a promessa é que a torcida tricolor compareça em grande número ao estádio. Com o pensamento voltado para garantir a segurança dos presentes ao evento e também dos moradores do entorno da praça esportiva e em demais pontos da Capital, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) elaborou um plano operacional que será realizado durante o jogo. No total, serão empregados 365 profissionais da segurança pública.

Além da participação de profissionais das Polícias Militar do Ceará (PMCE), Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e ainda da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS; além de forças amigas, como a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e também da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). No total, 365 profissionais das forças de segurança do Estado trabalharão no evento. Destes, serão 334 policiais militares; 13 policiais civis e 18 bombeiros militares.

Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), 184 agentes de segurança foram designados para atuarem na área interna do estádio, enquanto 150 atuarão na parte externa da arena esportiva e serão destacados nos terminais de ônibus da Capital. Entre as composições empregadas estão as das unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), além do Policiamento Ostensivo Geral (POG).

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) terá 13 profissionais no evento esportivo, sendo um delegado, três escrivães, oito inspetores e um técnico. Eles trabalharão no posto avançado que fica no interior da Arena Castelão. Pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), serão mobilizados 18 profissionais. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos.