Quatro integrantes de organização criminosa em Iguatu são capturados em operação da Polícia Civil

29 de agosto de 2019 - 18:01 # # # #

Uma operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), intitulada “Smoke” (fumaça em inglês), resultou nas prisões de quatro pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão em desfavor de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e com organizações criminosas. O grupo atuava em Bairro Novo e Santo Antônio, em Iguatu, na Área de Segurança 21 (AIS 21). O trabalho realizado nesta quinta-feira (29) teve como objetivo o combate ao tráfico de drogas na região, além de coibir outros crimes realizados pelos infratores.

Segundo investigações iniciadas pela Polícia Civil de Iguatu, em outubro de 2018, moradores do Bairro Novo estavam sendo expulsos de suas residências por indivíduos integrantes de uma organização criminosa. Diante das informações, a Polícia descobriu quem eram essas pessoas que estavam ameaçando e coagindo os moradores a concordar com diversas práticas ilegais acerca do comércio de drogas e outros crimes.

Em posse dos mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, os policiais civis se deslocaram para o bairro Santo Antônio e Bairro Novo onde conseguiram prender: Francisco Ricardo Duarte da Silva (21), com dois antecedentes criminais por ameaça e um porte ilegal de arma de fogo. Ricardo é irmão de Lucas Duarte da Silva (18), que responde a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ameaça, que também foi preso. Maria Cassiana do Nascimento da Silva (36), conhecida por “Dadá”, com dois antecedentes por tráfico de drogas e ameaça, e Gerlania Braúna de Souza (23), com antecedentes por ameaça, também foram presos. Dois aparelhos celulares foram apreendidos na ação policial.

Além dos quatro mandados cumpridos, outros dois também foram executados em desfavor de Lioneto da Silva (25), com antecedentes por dano, contravenção penal, quatro homicídios, lesão corporal dolosa, porte ilegal de arma de fogo, dano e latrocínio, além de Thiago Oliveira Valentim (33), conhecido por “Thiago Fumaça”, com antecedentes por duas tentativas de homicídio, homicídio, receptação e porte ilegal de arma de fogo. Thiago é apontado como chefe da organização criminosa. Ambos encontram-se recolhidos no sistema penitenciário, onde os mandados foram cumpridos.

A ação foi realizada por equipes da Delegacia Regional de Iguatu, com o apoio das delegacias municipais de Jucás e de Acopiara. O efetivo emprego na operação foi de quatro delegados e 21 policiais civis.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3581-0307 da Delegacia Regional de Iguatu. O sigilo e o anonimato são garantidos.