CBMCE e Samu realizam I Encontro sobre Restrição de Movimento da Coluna
28 de agosto de 2019 - 17:49 #CBMCE #Encontro sobre Restrição de Movimento da Coluna #Samu Fortaleza
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, por meio do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 – Regional Fortaleza (NEP SAMUFor), realizaram na última sexta-feira (23), no auditório do DETRAN (Maraponga), o I Encontro sobre Restrição de Movimento da Coluna (RMC): Novos Paradigmas. O evento teve patrocínio da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMED) e do Instituto da Doutora Julyana Freitas.
“O enfermeiro, professor e oficial do CBMRJ, Wesley Pinto, é uma referencia nacional no tema da Restrição do Movimento da Coluna Vertebral (RMC), que é uma nova tendência no atendimento Pré-Hospitalar no tocante a retirada de vítima de veiculo”, ressalta o tenente-coronel, Albert, comandante do BSU. O palestrante foi o professor mestre em Saúde, Wesley Pinto, enfermeiro oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (RJ). Ele é instrutor do Instituto Brasileiro de APH (IBRAPH), membro do Comitê de APH da ABRAMEDE e indicado para instrutor nos cursos: BLS, ACLS, AMLS, PHTLS e ITLS military. Além disso, também é organizador do livro Enfermagem no Trauma: Atendimento Pré e Intra-Hospitalar.
O encontro discutiu sobre a Restrição do Movimento da Coluna Vertebral (RMC), além de divulgar as perspectivas históricas e atuais acerca dos cuidados com a coluna vertebral no atendimento pré-hospitalar baseado em protocolos nacionais e internacionais. Diversos autores têm sugerido que serviços de emergência pré-hospitalar realizem a Restrição de Movimento de Coluna, nesta visão, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) Fortaleza e o CBMCE, realizaram esta palestra para uma plateia assistente de 300 profissionais de saúde dos serviços de Atendimento Pré e Intra-Hospitalar; acadêmicos docentes e gestores da área da saúde, Exército Brasileiro, policiais militares, bombeiros militares, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de ambulâncias e brigadistas de incêndio.
“Iniciamos uma integração há muito ansiada pela parceria em cursos, bem como estamos estudando juntos com o intuito de afinarmos nossas condutas e nossos protocolos, já que trabalhamos juntos em prol do mesmo fim, o paciente, e precisamos entender como cada um trabalha para melhor nos comunicarmos, pois uma comunicação rápida e eficaz é essencial em qualquer situação de urgência”, revela Cláudio Roberto Freire de Azevedo (Cláudio Azevedo) coordenador de pesquisa e inovação do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 – Regional Fortaleza (NEP SAMUFor).