Oficiais da PMESP conhecem estrutura e sistemas da SSPDS

27 de agosto de 2019 - 18:22 # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) recebeu, nesta terça-feira (27), uma comitiva de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). O grupo, chefiado pelo tenente-coronel PMESP, Marcus Muriel, composto por 13 capitães concludentes do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da PMESP, veio a SSPDS com o objetivo de conhecer as ferramentas tecnológicas utilizadas pela pasta no combate à criminalidade, além da estrutura física da instituição. Os militares já visitaram a estrutura do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP). Outros prédios integrantes do Sistema da Segurança Pública ainda receberão a comitiva.

Na visita à Secretaria, o chefe da Assessoria de Apoio à Gestão Superior, major Cristiano Lins, acompanhado de coordenadores e assessores da SSPDS, apresentou toda a estrutura da pasta, realizando visita guiada na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e em outras coordenadorias estratégicas, acompanhando de perto as atividades.

Conhecer a estrutura da SSPDS-CE faz parte da Jornada Nacional de Polícia Comparada, que é desenvolvida pelo Centro de Altos Estudos da PMESP. O Centro, que possui programas de mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, envia militares para realizarem estudos comparados entre polícias do Brasil e do Mundo. Os capitães realizam estudo das polícias brasileiras.

Para o capitão Geraldo Nogueira, concludente do CAO, é de extrema importância conhecer a dinâmica, rotina e o pensamento estratégico da SSPDS. “Estamos levando muitas informações que podem ser aproveitadas pela PMESP”, afirma. O pensamento de Geraldo Nogueira é compartilhado com o capitão Luciano Peixoto, que no primeiro semestre de curso visitou quatro estados brasileiros, mas ficou surpreso com o avanço do Sistema de Segurança do Ceará. “A Polícia cearense demonstra grande avanço em estratégia e gestão”, ressalta. Luciano quer aproveitar as novas idéias adquiridas para a região onde atua, no Estado de São Paulo.

O capitão Celso Ricardo, também concludente, encontrou uma riqueza de informações, que surpreendeu positivamente a todos os militares paulistas. “O avanço da Polícia cearense é surpreendente, levaremos muitas idéias que podem ser aproveitadas”, pontuou o oficial. A visita ao Estado do Ceará, que teve início nesse domingo (25), tem duração de uma semana.