PMs são capacitados para o atendimento às vítimas de crimes sexuais

26 de agosto de 2019 - 18:35 # # # #

Mais de cem oficiais e praças da Polícia Militar do Ceará participaram, nesta segunda-feira (26), de capacitação voltada para o atendimento às vítimas de crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

O treinamento, de 8 horas/aula, foi ministrado pela equipe da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dceca) e teve como base a Lei nº 13.431/17, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, além de repassar os protocolos de atendimento às vítimas de crimes sexuais.

Segundo a delegada titular da Dceca, Aline de Castro Moreira, que também é coordenadora do curso, a ideia é qualificar o atendimento destinado às crianças e adolescentes vítimas deste tipo de crime, promovendo uma padronização nos protocolos e evitando a revitimização.

“O atendimento da vítima de crime sexual, é um atendimento diferenciado, então o policial, não só o militar, mas o policial civil, também e todos os agentes que recebem esse tipo de ocorrência, eles tem que ser capacitados. Então, aqui eles vão saber como abordar, o que falar, o que não falar, como proceder, onde levar, qual o horário de funcionamento da delegacia, quem atende as demandas da Dececa, e sobre as atualizações da Lei 13.431”, pontuou a delegada.