Cotam prende trio suspeito de envolvimento em assaltos e apreende uma arma de fogo

26 de agosto de 2019 - 17:25 # # # #

Três suspeitos de praticarem uma série de assaltos no bairro Conjunto Palmeiras – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) -, na manhã desta segunda-feira (26), foram presos por equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Na ação, os policiais apreenderam uma arma de fogo e o veículo utilizado pelo trio, além de recuperarem objetos tomados pelos infratores. O caso foi registrado no 30º Distrito Policial (DP).

Os policiais estavam em patrulhamento quando foram acionados por populares, que informaram sobre assaltos na região do Conjunto Palmeiras, praticados por três indivíduos em um veículo modelo Fiat Uno. De posse das características do automóvel e também dos suspeitos, os militares deram início às buscas pelas adjacências. No momento em que se deslocavam pela Avenida Valparaíso, os agentes de segurança avistaram o carro citado pelos denunciantes e deram voz de parada ao condutor, que não atendeu a determinação e acelerou.

Houve perseguição pelas vias do bairro e um dos suspeitos efetuou disparos de arma de fogo contra a composição, que revidou. Ainda na Av. Valparaíso, o motorista perdeu o controle da direção e subiu com o veículo no canteiro central. Dois ocupantes do carro fugiram a pé e foram seguidos pelos agentes de segurança. Outros policiais foram até o Fiat Uno, onde encontraram um dos suspeitos, identificado como Jhonantas Pinto Albuquerque da Fonseca (29), com antecedentes por receptação e corrupção de menores. Durante buscas no carro foram localizados um revólver calibre 38, R$ 560 em espécie, três aparelhos celulares e um aparelho de bloquear sinal de GPS.

Após a prisão de Jhonantas, os militares chegaram ao paradeiro dos outros dois envolvidos na prática criminosa. São eles: Diego Rodrigues dos Santos (24), com passagens pela Polícia por porte ilegal de arma de fogo e roubo; e Jonatas Oliveira de Freitas (32), também conhecido como “Buda” e com antecedentes criminais por roubo e furto. Durante a troca de tiros, Jonatas Oliveira foi lesionado de raspão nas costas e por isso foi encaminhado ao hospital, para receber os devidos cuidados médicos. Uma mulher que passava pela região no momento da perseguição foi ferida. Ela também foi socorrida.

O caso foi levado para o 30º Distrito Policial (DP), onde os suspeitos foram autuados em flagrante por roubo, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio. Na unidade, os presos confirmaram que o dinheiro encontrado no carro era fruto de um roubo praticado por eles, poucos instantes antes da ação policial.