Secretário André Costa apresenta modelo cearense de tecnologia voltado para segurança pública em evento de Direito

22 de agosto de 2019 - 16:18 # # # # # #

Fotos: Diogo Cordeiro (Uninassau)

Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau, em Fortaleza, tiveram a oportunidade de conhecer o modelo cearense de tecnologia voltado para segurança pública, que tornou o Ceará referência no uso de soluções tecnológicas em segurança pública do Brasil. Nesta quinta-feira (22), o secretário André Costa destacou na apresentação diversos fatores que transformaram o Ceará em celeiro inovador e exportador de ferramentas desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

André Costa foi um dos participantes do II Ciclo de Palestras de Direito Penal da Uninassau, evento ocorrido no campus Doroteias, em Fortaleza. O secretário apresentou o que vem sendo feito na área de segurança pública no Estado com o uso da tecnologia aliado ao trabalho policial. As estratégias tecnológicas, como explicou o titular da pasta, têm o objetivo de proporcionar aos gestores da segurança a melhor tomada de decisão apoiado em uma série de dados fornecidos pela ciência de dados e inteligência artificial. Com resultados expressivos alcançados nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), roubos de veículo, roubo de carga e furtos, a expertise cearense levou o Estado a ser escolhido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a coordenar os trabalhos para expandir os sistemas para todas as unidades da Federação.

Na última terça-feira (20), o MJSP entregou os quatro primeiros sistemas desenvolvidos pela SSPDS e UFC para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do MJSP. O órgão federal ficará responsável por repassar as tecnologias que vêm contribuindo para os bons resultados em território cearense para os demais Estado. São eles: Sinesp Big Data: Big Data com tecnologias e soluções para execução em larga escala; SinespGeo: sistema de georreferenciamento das ocorrências em relação ao tempo e o espaço em que são registradas; Sinesp Tempo Real: acompanhamento de ocorrências em tempo real, detecção por sensores, câmeras de segurança, monitoramento inteligente; Sinesp Busca: permite busca de informações em boletins de ocorrências de outros estados e municípios. O investimento total da iniciativa é de R$ 32 milhões, que serão destinados à criação de ferramentas de inteligência artificial, nos próximos quatro anos.

Além do secretário André Costa, o Ciclo de Palestras contou com a participação do diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Leonardo Barreto; o advogado, palestrante e escritor Paulo Quezado; o advogado especializado em Processo Civil, Pedro Henrique; e a advogada e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB Ceará Cinthia Belino.