Servidores do sistema de segurança lançam obras na Bienal Internacional do Livro

21 de agosto de 2019 - 16:44 # # #

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará vai ser palco do lançamento de seis obras de servidores do Sistema de Segurança Pública do Ceará e de um convidado especial. A partir das 18 horas, desta quinta-feira (22), na Sala “O Sal da Terra” – Mezanino 2, os frequentadores da maior feira literária do Estado terão a oportunidade de conhecer os autores e suas produções. Pela primeira vez, o Sistema de Segurança Pública do Ceará tem um espaço exclusivo com produções literárias escritas por servidores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). As obras se dividem em temas da área de segurança pública, direitos humanos, justiça e até literatura infantil.

A obra “Resumo Histórico da Polícia Civil do Ceará”, de autoria do inspetor aposentado de Polícia Civil, Clemilton da Silva Melo, faz um apanhado de dados históricos da instituição cearense. O servidor já é autor das obras: “A Praça dos Voluntários”, “O Palácio da Polícia Civil”, “Chefatura de Polícia do Ceará 1, 2 e 3” e “História do Sinpoci”. A delegada de Polícia Civil, Sâmella Saraiva, vai apresentar o segundo volume da obra “A Floresta Encantada (The Enchanted Florest)”, com ilustrações de J. Paulo Reis. O livro tem edição bilíngue português-inglês e português-castelhano.

No rol de lançamentos, serão apresentadas as séries “Saberes e Fazeres da Educação”, do tenente da Polícia Militar, Estanislau Ferreira Bié, e “Segurança Pública, Direito e Justiça Brasileira – Volumes 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8 e 9”, dos policiais militares Estanislau Ferreira Bié e Francisco José Ribeiro de Abreu. “Coleção Legislação Militar Estadual”, do coronel Marco Aurélio Macedo de Melo, encerra as obras de servidores do Sistema de Segurança do Ceará.

A programação de lançamentos inclui ainda o livro “Orquestra Filarmônica do Ceará: uma vida, um destino, 21 anos de história”, do parceiro da segurança pública, o maestro Gladson Carvalho. Além de contar o registro da fundação da Orquestra, a produção aborda a parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), iniciada em março de 2018, que oferecea crianças carentes da Comunidade Novo Perimetral, mais conhecida como Gereba, aulas com músicos em um projeto social, de forma gratuita.

Diversos editores, livreiros, distribuidores e autores independentes marcam presença nos mais de 150 estandes e espaços de leitura do Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará. A Bienal Internacional do Livro do Ceará inclui lançamentos de obras, conversas com autores e vasta programação diversificada, que segue até o dia 25 de agosto, sempre das 10 às 22 horas.

Serviço
Lançamento de obras dos servidores do Sistema da Segurança do Ceará
XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Data: 22 de agosto de 2019 (quinta-feira)
Horário: 18h às 20h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)