Operação Labirinto: fornecedor de drogas no Sertão Central é preso pela Polícia Civil

20 de agosto de 2019 - 17:10 # # # #

Dando continuidade às prisões referentes à Operação Labirinto, que investiga uma organização criminosa atuante no Sertão Central, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, nessa segunda-feira (19), o fornecedor de drogas nas cidades de Quixeramobim e Milhã, por força de mandados de prisão solicitados pela PCCE. O homem é suspeito de integrar uma organização criminosa desarticulada pela Polícia através da operação. A prisão foi realizada por equipes do Departamento de Polícia do Interior Sul da PCCE.

Lucas Santos Gomes (24), vulgo “Lucas PA” ou “Gordo”, que responde por receptação, direção perigosa e tortura, foi capturado em um veículo Peugeot prata, quando trafegava em uma rua do bairro Parque Santa Rosa, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 09) de Fortaleza. Contra ele existia um mandado de prisão por tráfico de drogas. No momento da abordagem, a PCCE apreendeu com o infrator a quantia de R$ 34,6 mil. Após a captura, o homem levou os policiais até um terreno baldio onde ele escondia drogas, localizado na Rua José Pedra, no mesmo bairro. Lá, a Polícia Civil apreendeu 615 gramas de cocaína – distribuídos em pinos, prontos para comercialização, e em embalagens maiores -; 70 gr. de maconha; 29 gr. de crack; duas capas de coletes balísticos; além de apetrechos para embalagem das drogas e cadernos de anotações da movimentação financeira do infrator.

Conforme as investigações desenvolvidas na operação Labirinto, “Lucas PA” é apontado como o fornecedor de entorpecentes para as cidades de Milhã e Quixeramobim, no Sertão Central do Estado. O homem também atua no tráfico de drogas no bairro onde foi preso. Além do cumprimento do mandado de prisão, o homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

1ª e 2ª fases da Labirinto

No último mês de abril, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou a 1ª fase da Operação Labirinto, que teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão em desfavor de alvos que integram uma organização criminosa com atuação em municípios do Sertão Central. Na época, foram cumpridos mais de 130 mandados de prisão e busca e apreensão.

Já no mês de junho, a PCCE deflagrou a segunda fase da Operação Labirinto, que teve como alvo o confisco de bens adquiridos por meio de infrações penais. A operação foi realizada nas cidades de Fortaleza, Baturité, Capistrano e Itapiúna. Nesta fase, a Polícia Civil prendeu quatro pessoas, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão – que resultaram na apreensão de documentos –, além dos sequestros de oito veículos, oito empresas, um apartamento, um terreno situado em um condomínio de luxo e uma carta de crédito no valor de 400 mil reais. O valor total dos bens apreendidos ultrapassa os R$ 4 milhões.

Operação

O trabalho policial é resultado de investigações da Delegacia Municipal de Quixeramobim, com apoio da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sobre o envolvimento de integrantes com o tráfico de drogas e outras práticas ilícitas na região do Sertão Central. Os levantamentos policiais tiveram início em janeiro de 2018, com foco nas negociações de entorpecentes da organização criminosa que atua na região, em especial, nos municípios de Quixeramobim, Milhã e Senador Pompeu, todos localizados na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).