Três equipes do CMCB participam da final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

19 de agosto de 2019 - 16:59 # # #

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ) participou, nesse final de semana, na Universidade de Campinas, com três equipes, na final presencial da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Foram nove alunos finalistas distribuídos em três equipes: Sanctorum composta por Alicia Rodrigues, Artur Oliveira e Thiago Rocha do 3º ano do Ensino Médio; Os Guaranis, composta pelos alunos Raul Slah, Edmar Neto e Maria Yasmim do 2º ano e a equipe História com Rapadura, com as alunas Marianny Vitoria, Débora Rocha e Beatriz Santiago do 3º ano do Ensino Médio.

A delegação também contou com a participação dos professores orientadores Eduardo Valentim, Antônio Nery, Hedilton Moreira, Kildery Amorim e o Cabo BM João Sudário. O evento contou com a participação de 342 equipes de todo o Brasil. Neste sábado, (17) os alunos realizaram as provas e os professores participaram de palestras.

No domingo (18) houve a cerimônia de encerramento do evento. Todas as equipes foram agraciadas com medalha de cristal, representando uma nova conquista da escola na ONHB ao triplicarmos a quantidade de equipes presentes. Para tanto, o CMCB ofereceu aulas preparatórias e contou com uma equipe de professores de diversas áreas durante as seis semanas de seletivas online.

Para o professor Eduardo Valentim, “se fazer presente na final de uma olimpíada desta magnitude é de fundamental importância para o processo de aprendizado e crescimento intelectual.” Para a aluna Beatriz Santiago “Ir para Olimpíada de História foi uma grande experiência cultural, além de conhecer pessoas de diversas regiões e conseguir alcançar um pouco da realidade de cada lugar, mas, sobretudo, o fato representar para o meu Estado e região”.

Como funciona a Olimpíada de História

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. É composta por seis fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas são respondidas pelos participantes por meio de debate, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. O método, totalmente inovador, tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa e análise de textos, imagens e mapas. Dessa forma, a ONHB consolida-se como uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.