Aesp capacita profissionais para atuarem em situações de urgência e emergência

14 de agosto de 2019 - 17:18 # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta quarta-feira (14), a capacitação de mais uma turma do Curso Básico de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A habilitação visa recapacitar e nivelar os profissionais de segurança pública e defesa civil para agirem em situações de emergência. Os alunos terão acesso a conhecimentos e procedimentos de avaliação, abordagem e identificação de problemas que comprometam a vida, pondo em prática técnicas de imobilização, rolamento e remoção da vítima em casos extremos, como resgate de vitimas presas às ferragens, em locais elevados e também em espaços confinados.

A qualificação de 100 horas/aula acontece sob a coordenação do Batalhão de Socorro e Urgência (BSU) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), e contempla em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas sobre atendimento pré-hospitalar; materiais e equipamentos de APH e biossegurança; abordagem do paciente e avaliação primária; hemorragias e choques; movimentação e transporte de acidentados; emergência obstétrica; operações aeromédicas; APH em vítima de afogamento; APH no resgate veicular; APH em situações especiais, entre outras disciplinas que preparam seus participantes para identificar e tratar as mais variadas intercorrências clínicas ou traumáticas em qualquer cenário no ambiente pré-hospitalar.

De acordo com o instrutor do curso, tenente BM Fábio Ximenes Plutarco, a capacitação irá colaborar para que os profissionais possam exercer com segurança a sua missão. “O curso vai abordar de forma básica todo o atendimento pré-hospitalar, desde estabilizar a vitima até o atendimento definitivo dentro do hospital. Iremos abordar também sobre queimaduras, picadas de animais peçonhentos, acidentes de trânsito, como conter hemorragias, imobilização de fraturas entre outros assuntos que possibilite o aluno a atuar bem e ajudar as pessoas, até mesmo na sua própria folga ou em qualquer ambiente propício a salvar vidas e diminuir as sequelas das vítimas”, aponta o oficial.

Cerca de 30 bombeiros, policiais militares e membros do Exército Brasileiro participam do treinamento que seguem até o próximo dia 30 de agosto de 2019.