Corpo de Bombeiros fortalece as unidades operacionais com equipamentos

13 de agosto de 2019 - 17:58 # # # # # # #


O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da Coordenadoria de Manutenção, Logística e Patrimônio (COMALP), visando o fortalecimento do poder operacional das suas unidades de combate a incêndio, busca e salvamento e socorro de urgência, iniciou a distribuição de 300 itens entre as mangueiras de 2 ½” e 1 ½” polegadas e as macas tipo cesto.

Nesta terça-feira, 13 de agosto, o tenente-coronel Anderson Viana, comandante dos Bombeiros do Interior (CBI) participou da separação da entrega desse material para as unidades operacionais do interior do Estado. As mangueiras de incêndio destinam-se a conduzir a água, que é utilizada na extinção de um incêndio, desde a fonte até o local onde ocorre o sinistro. Sendo utilizada pelas viaturas auto bomba tanque (ABT) e auto tanque (AT) das unidades de combate a incêndio.

As mangueiras são encontradas nos diâmetros de 2 ½” (65 mm) e 1 ½” (38 mm), e o CBMCE utiliza o tamanho de comprimento de 15 metros. O equipamento do tipo 4, na cor vermelha, possui um reforço têxtil confeccionado 100% em fio poliéster de alta tenacidade, revestida externamente com “blend” de PVC, com borracha nitrílica, e internamente com tubo de borracha sintética. Ela é dotada ainda de união tipo engate rápido (storz), conforme a Norma Brasileira (NBR) 14349. Possui também alta resistência a ruptura, a abrasão e a produtos químicos. Em conformidade com a norma Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 11861 e com certificado da marca de conformidade ABNT n° 40.011/15 (1 ½”) e 40.010/15 (2 ½”), seu uso é recomendado para ambientes onde é desejável uma maior resistência a abrasão, como áreas industriais.

Já a maca tipo cesto é a solução ideal para resgates e transportes de vítimas, seja em locais abertos ou de difícil acesso, como salvamento em águas, ar e locais confinados. O equipamento é confeccionado em placa laminada em polietileno, e possui a cor laranja. Devido ao seu formato, permite que sejam acopladas pranchas de imobilização. A maca possui ainda um seguro sistema de amarração, que garante a integridade e a proteção total da vítima. Possui pontos que permitem a suspensão na vertical ou na horizontal, inclusive por helicópteros. Acompanha a maca um mosquetão de aço, cintas para suspensão horizontal (estropo), estribo, e dispõe de 200 kg. As aquisições serão utilizadas pelas guarnições de busca e salvamento, e pelas ambulâncias tipo resgate.

Desse modo, esse material além de fortalecer as unidades, tanto da Capital como do Interior, também darão melhores condições de trabalho e atendimento aos sinistros demandados ao Corpo de Bombeiros em todo o Estado do Ceará.