Profissionais de segurança do Acre visitam SSPDS para conhecer novas estratégias

12 de agosto de 2019 - 19:21 # # # # # # #

Profissionais de segurança pública do Estado do Acre visitaram, nesta segunda-feira (12), a sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) para conhecer a sua estrutura, bem como as ferramentas que estão em desenvolvimento pela pasta cearense. A delegação participou de reuniões no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), onde foram apresentados os trabalhos das Coordenadorias Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic).

Pela SSPDS, participaram o coordenador da Ciops, coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Aristóteles Coelho; e o coordenador da Cotic, coronel da PMCE, Marcos Russo. Integraram a delegação acreana, o comandante geral da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), coronel PM Ezequiel de Oliveira Bino; o major da PMAC, Samir Rogério Cardoso; o delegado da Polícia Civil do Estado do Acre, Pedro Paulo Silva Buzolin; o agente também da Polícia Civil, Marcelo de Almeida Lima; o 1° tenente da PMAC lotado na Secretaria de Justiça e de Segurança Pública do Acre (Sejusp), Genival Soares da Silva; e a chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação da Sejusp, Gabrielle Mezerhane da Costa.

O Ceará tem se destacado nacionalmente na gestão inteligente de tecnologias e aplicação de estratégias, que impactaram na redução dos índices criminais. O Estado chega ao seu 15° mês de queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Entre as ações apresentadas está o trabalho da Ciops, que integra 13 órgãos municipais, estaduais e federais. Lá, os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar o funcionamento do sistema de videomonitoramento, que está interligado a mais de 3.300 câmeras em todo o Ceará, e como a ferramenta aliada à inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) tem sido uma forte aliada no combate à mobilidade do crime. O exemplo disso é a queda nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) no Estado, por 25 meses consecutivos.

“É uma satisfação receber essa delegação técnica e operacional do Acre, uma vez que o Ceará tem sido referência para o restante do Brasil. Com esse nível de integração, nós apresentamos as nossas experiências, e conhecemos também as práticas adotadas por eles”, ressaltou o coordenador da Ciops, coronel PMCE Aristóteles Coelho.

Além disso, com exemplos práticos, os desenvolvedores da Cotic da SSPDS mostraram o funcionamento de softwares criados para auxiliar o trabalho do policial na rua, como o Portal do Comando Avançado (PCA), que permite a realização de buscas civis e criminais com imagens de pessoas e informações inerentes às mesmas. Outra ferramenta, que foi desenvolvida pela SSPDS e pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e apresentada aos visitantes, foi a utilização de um leitor de digital em um smartphone, visando facilitar a identificação de pessoas abordadas. A parceria com a Universidade também resultou na criação do Big Data da Segurança Pública, o “Odin”, que é alimentado por mais de 100 sistemas dos órgãos de Segurança Pública do Estado e de instituições parceiras, que foram remodelados para fornecer as informações, em tempo real, e facilitar o processo de investigação, inteligência e tomada de decisão. O Big Data, que também possui mais de 90 bases diferentes, é capaz de analisar milhares de tipos de dados diferentes, que ficarão à disposição dos gestores através de um painel analítico, que tem o nome de “Cerebrum”. O trabalho desenvolvido no Estado do Ceará vem sendo utilizado como modelo por outras unidades da federação e servindo de base para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para a construção de um modelo nacional. O “Odin” também foi apresentado à delegação acreana.

“A Segurança Pública do Estado do Acre está em busca de pólos que possuem expertise e estratégias, que têm dado certo na segurança pública do Brasil. E o Ceará tem se destacado nesse aspecto, tanto na parte operacional, quanto na aplicação das tecnologias. Por isso, viemos para uma agenda bem extensa no Estado”, destacou o comandante geral da PMAC, coronel PM Ezequiel de Oliveira Bino.

Nesta terça-feira (13), a delegação acreana visitará ainda o novo complexo do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar, na Praia do Futuro, em Fortaleza; a Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp). Já na quarta (14), os profissionais de segurança conhecerão a base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), também na Capital cearense.

Visitas técnicas

Os representantes do Acre se somam aos demais profissionais outros estados brasileiros, que já estiveram, anteriormente, em visitas técnicas na sede da SSPDS, em Fortaleza, com o objetivo de conhecer os trabalhos aqui desenvolvidos. Além disso, a própria pasta cearense já enviou representantes para outros estados visando trazer ideias, que fossem adaptadas à realidade da Segurança Pública cearense.

No processo de desenvolvimento e aprimoramento de novas práticas, o Ceará já trocou suas experiências com representantes do Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe; além de instituições federais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).