Bombeiros de Limoeiro do Norte resgatam dois animais na região do Vale do Jaguaribe

6 de agosto de 2019 - 17:29 # # #

A guarnição de serviço da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (2ª Cia/4º BBM), atendeu, em Limoeiro do Norte e Morada Nova, duas ocorrências de resgate de uma vaca e uma coruja, nessa segunda-feira (5). Ambas as cidades fazem parte da Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). A guarnição de serviço foi composta pelo subtenente Costa, cabo Eder, soldado Cordeiro, soldado Maia e soldado Viana.

O primeiro resgate ocorreu, por volta das 18 horas, quando os bombeiros resgataram uma vaca presa em um fosso, no canal de irrigação. Os profissionais utilizaram um tripé com um sistema de vantagem mecânica 4/1, com três cordas, quatro mosquetões, uma fita plana e duas polias oscilantes. Esse sistema foi tracionado por meio do guincho da viatura Auto Bomba Tanque 42 (ABT-42), bem como o sistema de iluminação de emergência portátil, permitindo melhor iluminação no ambiente de resgate onde o animal foi retirado. Após o resgate, o animal foi entregue ao proprietário. A ocorrência se deu no Setor 4, zona rural de Limoeiro do Norte.

O segundo resgate aconteceu, por volta das 20 horas. Uma coruja resgatada estava presa na rede de um campo society, no bairro GranVille, em Morada Nova. Foi sendo utilizada uma escada prolongável que foi estaiada com corda, com quatro pontos fixos de ancoragem humana. O local estava bem iluminado, facilitando a operação de resgate. Após ser desvencilhada da rede, o animal foi solto em seu habitat natural.