Polícia Civil recupera 75 celulares em operação desencadeada em Iguatu

2 de agosto de 2019 - 17:35 # # #

Setenta e cinco celulares foram recuperados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) de janeiro a julho deste ano, no município de Iguatu, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21). Segundo o balanço divulgado, nessa quinta-feira (1º), pela Delegacia Regional de Iguatu, esse resultado faz parte da 4ª fase da Operação “Cellare”, iniciada no começo deste ano e desencadeada pela Regional, com a coordenação do Departamento de Polícia do Interior Sul (DPI Sul).

Durante a operação, um balanço mês a mês foi realizado para contabilizar os celulares recuperados no município. Somente no mês de julho, os agentes de segurança, conseguiram chegar ao número de 25 aparelhos oriundos de roubos e furtos além dos que se encontravam perdidos. A ação foi coordenada pelo delegado da regional, Marcos Sandro Lira e contou com o apoio imediato do delegado Weslley Alves e da equipe que atuou prontamente nas diligências.
Segundo informações dos agentes, a operação é fruto de um trabalho desenvolvido por meio de um serviço de investigação focada e inteligência policial.

Todas as pessoas que foram flagradas com os aparelhos celulares roubados ou furtados foramconduzidas para a Delegacia Regional de Iguatu, onde foram autuadas pelo crime de receptação, seja na modalidade dolosa ou culposa.

Orientação

A Polícia Civil recomenda que, em caso de roubo ou furto de aparelho celular, a vítima procure uma delegacia e faça o registro do Boletim de Ocorrência. O documento também pode ser registrado virtualmente. No procedimento, o proprietário deve informar o IMEI, para que o aparelho seja devidamente encontrado.

A PCCE alerta ainda que a população não compre objetos sem nota fiscal, uma vez que esses produtos podem ser oriundos de roubos ou furtos, o que configura crime de receptação.

Verifique a situação do celular

Para consultar se o seu aparelho celular possui procedência legal, a Polícia Civil aconselha o cidadão a acessar o site da Anatel e inserir os dados do IMEI do celular. No site da Anatel é possível verificar a situação do dispositivo. Se a pesquisa apresentar o resultado “até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” é sinal que o aparelho não possui restrição.

Como consultar o número de IMEI?

O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3581-0307, da Delegacia de Regional de Iguatu. O sigilo e o anonimato são garantidos.