Polícia Civil indicia Zé do Valério por estupro e roubo qualificado

2 de agosto de 2019 - 17:51 # # #

Após um trabalho intenso de investigação, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Iguatu, indiciou, na manhã dessa quinta-feira (1°), José Pereira da Costa, conhecido como “Zé do Valério”, por tentativa de estupro e roubo qualificado. Conforme trabalho investigativo da unidade policial, os crimes ocorreram em 2014, no município Quixelô, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21).

De acordo com as investigações dos crimes, no dia 16 de outubro de 2014, o suspeito abordou duas jovens que trafegavam em uma moto e as arrastou para o matagal, obrigando as vítimas a ter contato físico com ele. As mulheres reagiram e o infrator não conseguiu consumar o ato. Após o fato, o indivíduo roubou a moto e fugiu do local.

As vítimas, que já não moram mais no estado do Ceará, tiveram conhecimento das buscas por “Zé do Valério” e, após a sua captura, depuseram contra o criminoso, imputando a ação delituosa ocorrida em Quixelô. Segundo o delegado Marco Sandro Lira, titular da Regional de Iguatu, “Zé do Valério” morava no Sítio Jequi do Boa Vista, em Quixelô, e usava o nome falso de Antônio Pereira.

“Zé do Valério”também foi indiciado por homicídio pela Delegacia Regional de Tauá, pelo assassinato, em 2013, da comerciante Maria Solange Cezário (39), na cidade de Tauá. Os inquéritos foram remetidos ao Poder Judiciário para apreciação.

Prisão

Após um trabalho ininterrupto das forças de segurança do Ceará, José Pereira da Costa, o “Zé do Valério”, foi preso, na manhã do dia 12 de julho, pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), na cidade de Buriti dos Montes, no Estado do Piauí. Participaram da ação as equipes da Força Tática (FT) e da subagência de inteligência do 7º Batalhão na região de Crateús.

As buscas tiveram o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As investigações foram conduzidas pela Delegacia Municipal de Pedra Branca, que representou pelo mandado de prisão preventiva do suspeito, logo após o assassinato da jovem Danielle de Oliveira Silva (20), no dia 30 de abril. O Poder Judiciário deferiu o pedido.

No dia da prisão, ele foi apreendido um revólver calibre 38 com seis munições e valores em espécie. De acordo com as investigações, “Zé do Valério” é apontado pela morte de Danielle de Oliveira Silva (20), no dia 30 de abril último, no município de Pedra Branca, na Área Integrada de Segurança (AIS 20) do Ceará. Logo após o corpo da vítima ser encontrado, na zona rural da cidade, na localidade de Sítio São Gonçalo, as Polícias Civil e Militar intensificaram as buscas pelo autor, com a realização de incursões na mata e na coleta de depoimento de testemunhas.