SSPDS realiza videoconferência com gestores de Mato Grosso para apresentar projetos cearenses na segurança pública

31 de julho de 2019 - 17:48 # # # # # # #

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e o superintendente de Estratégia e Pesquisa de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira, realizaram na manhã desta quarta-feira (31), uma videoconferência com o secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp/MT), Alexandre Bustamante. O objetivo da iniciativa foi apresentar para os representantes do governo mato-grossense, os projetos desenvolvidos pela segurança pública do Ceará e como o Estado tem capitaneado a expansão das ferramentas para todo o País.

“Eles já conhecem o projeto nacional e sabem de tudo que vem sendo construído pela segurança pública do Ceará na parte de inteligência artificial. Eles queriam entender os detalhes das ferramentas, e porque o Estado foi selecionado como modelo para todo o País, entre as mais de 100 iniciativas públicas e privadas”, destacou André Costa.

No último mês de maio, Alexandre Bustamante participou da LXXIV reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública (Consesp), que ocorreu em Fortaleza. Durante o encontro, os secretários do Mato Grosso e de mais nove estados brasileiros visitaram as dependências da SSPDS, na Capital, onde conheceram de perto as iniciativas que tem sido fundamental para obter os resultados positivos nos indicadores criminais do Ceará.

Na reunião de hoje, o secretário da SSPDS e o superintendente da Supesp mostraram desde a estruturação do Big Data “Odin”, o armazenamento de dados, a construção das ferramentas com a Universidade Federal do Ceará (UFC), até a forma como as soluções tecnológicas foram aplicadas estrategicamente nos territórios.

Além da área da segurança pública, por parte do Estado mato-grossense, também participaram profissionais e gestores de outras pastas, como a Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso. “Foi uma reunião bem produtiva. Eles querem agilizar o processo de integração de bases de dados com Estado do Ceará. Para nós, é fundamental, porque o Mato Grosso é um Estado fronteiriço. Por isso, as informações que obteremos sãode suma importante para melhorar nossas ações, de forma que consigamos combater os crimes com mais eficiência e inteligência”, finalizou.

Troca de informações

No processo de desenvolvimento e aprimoramento de novas práticas, o Ceará já apresentou suas experiências com representantes doAcre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe; além de instituições federais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).