Corpo de Bombeiros Militar contribui para o programa Bandeira Azul em Jericoacoara

31 de julho de 2019 - 16:46 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) tem contribuído para que a Vila de Jericoacoara alcance o patamar para receber a certificação do Bandeira Azul, programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações, que atesta a conformidade do ambiente com os princípios do turismo sustentável. Desde o dia 29 de junho, foram instalados dois postos de guarda-vidas, um localizado na praia principal e outro na praia da Malhada. Os postos são um dos critérios exigidos para a certificação.

A construção dos novos postos é fruto de uma parceria do CBMCE com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com a Prefeitura Municipal de Jericoacoara e com o empresariado local.Os postos contam com um efetivo diário de oito bombeiros militares, entre guarda-vidas e resgatistas, equipados com uma ambulância, dois Trollers, uma moto aquática, um bote motorizado e dois quadriciclos, além de pranchões e flutuadores.

A expectativa é garantir um incremento na segurança aquática de uma das praias mais movimentada do Estado. Só nas últimas férias de julho, a praia do litoral Oeste cearense recebeu 120 mil turistas e foi recentemente promovida à categoria A no Mapa do Turismo Nacional, pelo crescimento do fluxo de turistas e do número de meios de hospedagem e empregos.

Bandeira Azul

O programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger ambientes costeiros e fluviais além de promover o desenvolvimento sustentável do turismo em áreas marinhas e de água doce. Atualmente, apenas oito praias no País contam com a certificação: cinco em Santa Catarina, uma em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma na Bahia.