SSPDS reúne profissionais da segurança pública do Interior Norte em Sobral

30 de julho de 2019 - 17:11 # # # # # # #

Com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas para a segurança pública e ouvir as demandas dos profissionais que atuam no Interior Norte do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tendo à frente o secretário executivo, Paulo Sérgio Braga Ferreira, reuniu parte dos servidores das forças de segurança estadual da região para um encontro, nesta terça-feira (30), em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). A comitiva da SSPDS contou ainda com representantes da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp), vinculada à SSPDS.

Profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que prestam serviços em municípios do Interior Norte do Estado, acompanharam as apresentações feitas pelo secretário executivo Paulo Sérgio Braga Ferreira e pelos demais membros da comitiva. A exposição reuniu cerca de 60 servidores e colaboradores no auditório do Centro de Convenções de Sobral. Essa é a segunda reunião articulada pela SSPDS com os profissionais da segurança pública. Na última quarta-feira (24), Juazeiro do Norte sediou um encontro, que contou com a presença do secretário André Costa.

A importância de encontros itinerantes como esse em Sobral foi destacada na fala do secretário executivo, Paulo Sérgio. “É uma ideia do nosso secretário André Costa de visitarmos as AIS do Interior, de termos uma reunião com todos os gestores, bem como com as tropas do Interior do Estado. Hoje aqui na AIS 14- Sobral, reunimos todos os comandantes das AIS da região Norte e todas as vinculadas da região, para mostrarmos o papel fundamental da SSPDS, assim como apresentarmos dados da estatística e algumas coordenadorias da SSPDS. Levamos essas informações aos grandes gestores com a ideia de expandir para todo interior”, ressaltou.

Região com a segunda maior redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do Estado, o Interior Norte apresentou queda de 54,4% a menos nos primeiros seis meses de 2019, caindo de 463 para 211. Para o comandante do Policiamento do Interior Norte (CPI Norte), coronel Ronaldo Silva, a visita representa uma oportunidade para avaliar e ampliar as ações policiais na região. “Quero enaltecer a iniciativa da Secretaria da Segurança Pública nesse projeto itinerante, onde trouxe para a região Norte boas informações a respeito do trabalho que está sendo executado. Com certeza, enriqueceu bastante nossos comandantes de batalhão e comandantes de companhia, que levam agora para suas regiões as diretrizes da Secretaria da Segurança Pública. O coronel Paulo Sérgio nos concedeu importantes informações, além de ferramentas que são usadas para o combate à criminalidade, que, com certeza, enriqueceram por demais a nossa região. Parabéns ao secretário André por sempre olhar com bons olhos para nossa região”, ressaltou.

A chegada da comitiva da SSPDS em Sobral contou com a visita à Célula da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que fica no bairro Derby Club. A estrutura descentralizada da Ciops na cidade foi a primeira unidade no Interior a contar com equipamentos que centralizam os serviços de urgência e emergência das forças de segurança e outros órgãos municipais. O início das atividades representou o início da ampliação dos serviços da Ciops para além de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza.

A importância de integrar os trabalhos das vinculadas da SSPDS foi reforçado por Garofalo Júnior, supervisor do Núcleo de Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) da região Norte do Estado, sediado em Sobral. “É fantástico esse tipo de iniciativa da Secretaria da Segurança Pública em trazer esse conteúdo para o Interior do Estado. É realmente muito importante esse contato para estreitar a comunicação e unir as vinculadas em prol da sociedade”.

Secretário André Costa reúne profissionais da segurança pública em visita à região do Cariri