Operadores de equipamentos especiais da Ciopaer concluem capacitação na Aesp

30 de julho de 2019 - 17:16 # # # #


A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta terça-feira (30), a solenidade de encerramento da primeira turma do Curso Avançado de Operador de Equipamentos Especiais. O treinamento ocorreu entre os dias 15 e 27 de julho, com o objetivo de atualizar e ampliar os conhecimentos profissionais, técnico e humanístico dos integrantes da função de operador de equipamentos especiais, que atuam no atendimento de operações multimissões na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Além do aperfeiçoamento e a padronização dos procedimentos, a capacitação também visa o atendimento ao Regulamento Brasileiro de Aviação Civil N°90, da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, que prevê a recapacitação anual dos integrantes da função de operador de equipamentos especiais nos principais conhecimentos técnicos e habilidades necessárias às missões de aviação de segurança pública.

“É muito importante que exista essa padronização fortalecendo todas as nossas bases. Os nossos operadores atuam tanto na base Fortaleza, como nas bases de Juazeiro do Norte, de Sobral e de Quixadá. Apesar da formação ter sido a mesma entre eles, existe a evolução dos procedimentos que a gente tem que acompanhar. Nós temos equipamentos operados praticamente só aqui, no Ceará. São equipamentos vindos da Alemanha, de última geração. Inclusive nós temos operadores que foram fazer cursos na Alemanha e voltaram com o conhecimento de utilização desses equipamentos. Então é necessário que a gente padronize e dissemine entre todos os outros operadores como esses equipamentos devem utilizados”, destacou o coordenador do curso, Major PM Steici Alencar, que também é piloto da Ciopaer.

O treinamento contou com instrutores da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Policia Civil do Ceará (Core); do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da própria Ciopaer. Durante as 100 horas/ aulas de curso, os alunos passaram por disciplinas de operação de equipamentos especiais; técnicas operacionais policiais; salvamento aquático; técnicas de resgate no plano vertical; tiro policial defensivo embarcado em helicópteros; e atendimento pré-hospitalar.

“Nós buscamos conhecimentos na parte dos bombeiros no salvamento, na parte dos policiais civis em atividades táticas, urbanas e rurais, e na parte nacional em relação à evolução de procedimentos embarcados da tripulação de procedimentos, de operadores de equipamentos especiais e também na parte do conhecimento dos equipamentos que utilizamos”, explicou o Major PM Steici Alencar.

Ao todo, 19 profissionais concluíram esta capacitação, sendo 11 policiais militares; cinco bombeiros militares e três policiais civis. Outras duas turmas do Curso Avançado de Operador de Equipamentos Especiais estão previstas para acontecer até o final deste ano.