Turista de São Paulo é resgatada por bombeiro militar de férias em Jericoacoara

29 de julho de 2019 - 16:20 # # #

O segundo tenente Napoleão, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por ocasião de suas férias, visitava à Lagoa do Amâncio, distante a 6.1 km de Jijoca de Jericoacoara, com sua família, na última terça-feira (23). O militar se deparou com um pedido de socorro de uma jovem de 18 anos, natural de São Paulo, que se encontrava em afogamento. De pronto, o tenente se deslocou e realizou o resgate, removendo a vítima da lagoa e entregando a mesma a seus familiares sã e salva.

Após o susto, a mãe da vítima enviou uma mensagem de agradecimento para o Corpo de Bombeiros do Ceará. “Sou mãe de Tatiane, somos de São Paulo, e estávamos a passeio em Jericoacoara, na terça feira, dia 23 de julho. Estávamos nos divertindo em uma lagoa conhecida como Lagoa do Amâncio, em Jericoacoara, quando por volta das 13h50min, minha filha, por um descuido, ao entrar na lagoa, não conseguiu sair e estava se afogando. Entramos em desespero e pedimos socorro. Foi quando um anjo de Deus apareceu e salvou minha filha. Esse anjo nos falou que é tenente Napoleão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, e que também estava a passeio com sua família. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e segundo ao tenente Napoleão, que em um ato de heroísmo, salvou minha filha, seremos gratos pelos restos de nossas vidas. Obrigado tenente Napoleão e a todos do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará”.

Em junho deste ano, Jericoacoara ganhou dois postos de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os pontos, um localizado na praia principal e outro na praia da Malhada, contam com um efetivo diário de oito bombeiros militares, entre guarda-vidas e resgatistas, equipados com uma ambulância, dois trollers, uma moto aquática, um bote motorizado e dois quadriciclos, além de pranchões e flutuadores.

Dicas de segurança

Em épocas de férias, o Corpo de Bombeiros Militar atua de forma mais incisiva e vem reiterando os cuidados que devemos ter nos momentos de lazer em praias, lagoas e balneários. Lembrando que existem cuidados específicos para cada tipo de local, pois as lagoas por serem de água doce, vão possuir uma densidade menor, onde afundamos com uma maior facilidade. Já as praias têm entre seus principais perigos as correntes de retorno, e os balneários têm entre os seus perigos a falsa sensação de tranquilidade.

A corrente de retorno

A corrente de retorno é um canal que adentra o mar puxando o banhista. O canal tem uma aparência tranquila quase sem ondas, isso devido sua maior profundidade, o que termina sendo um atrativo para os frequentadores. A recomendação é evitar o local, por isso, é feito a sinalização com as bandeiras vermelhas. Caso seja atraído por uma corrente de retorno, procure manter-se tranquilo e nadar de modo paralelo à praia até o banco de areia, conforme a imagem ressalta o capitão ChailonFonteles, comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo.

Aos banhistas, recomendamos observar as placas e bandeiras, bem como ficar próximo a um dos postos de guarda-vidas dos bombeiros. Caso necessário, disque 193, o telefone que salva. A ligação é gratuita.