Pefoce realiza palestra sobre Toxicologia Forense durante curso promovido pela Aesp

26 de julho de 2019 - 18:02 # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por meio da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), realizou, na manhã desta sexta feira (26), no auditório da Pefoce, a palestra “Drogas de Abuso Clássicas e Novas Substâncias Psicoativas”, que fez parte do calendário do curso de Toxicologia Forense, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Para a apresentação, foram convidados os professores Rony Costa, perito criminal da Paraíba, e Mônica Paulo, perita criminal da Polícia Federal (PF). O curso promovido pela Aesp ocorre desde o dia 22 deste mês e deve ser encerrado no próximo dia 31.

Participaram das palestras servidores da Pefoce, peritos criminais, médicos legistas e auxiliares de perícia. Também foram convidados servidores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), como o delegado Pedro Viana, titular da Divisão de Combate ao Trafico de Drogas (DCTD), o delegado adjunto da DCTD, Marciliano Ribeiro, além de inspetores e escrivães. Além da Polícia Civil, a palestra também contou com a presença da juíza Patrícia Toledo, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e de dois promotores de justiça. O intuito da palestra era de promover esclarecimentos em torno da temática e abrir espaço para que dúvidas fossem tiradas. A iniciativa também acontece como forma de integrar os setores que lidam diariamente com assuntos inerentes ao combate ao tráfico de drogas.

Após as duas palestras com temas distintos, desde as drogas tradicionais às novas substâncias psicoativas, os alunos inscritos na palestra tiveram um momento para esclarecer as dúvidas com os convidados palestrantes. Ao final da manhã, no encerramento da capacitação, o perito Geral do Ceará, Ricardo Macêdo, agradeceu a participação dos docentes e dos inscritos no curso e ressaltou a importância da segurança pública estar sempre integrada e pesquisando para aperfeiçoar seus métodos científicos, que são essenciais para que se tenha Justiça.

Palestrantes

Os palestrantes trouxeram para o público toda a bagagem de experiência em toxicologia forense. Mônica Paulo de Souza é perita criminal federal, mestre em Química Inorgânica, com bacharel e licenciatura em Química pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é responsável pelo Grupo de Drogas Sintéticas do Serviço de Perícias de Laboratório (Seplab) do Instituto Nacional de Criminalística na Polícia Federal, membro de Grupo de Trabalho para classificação de substâncias controladas (Anvisa/PF/Senasp/Senad). Professora em cursos promovidos pela Academia Nacional de Polícia, entre eles o Curso de Análises de Novas Substância Psicoativas oferecido para peritos criminais, no qual também é coordenadora. Participa de projetos de pesquisa envolvendo novas substâncias psicoativas (NSP), por meio de convênio firmado com a Universidade de Brasília (UnB). É autora de capítulo intitulado “Análises de Novas Substâncias Psicoativas” do livro “Fundamentos de Química Forense”.

Rony Anderson Rezende Costa, perito criminal do Estado da Paraíba é graduado em Farmácia, mestre em Farmacoquímica e possui atuação como perito oficial do Instituto de Polícia Científica (IPC) do Estado da Paraíba, desde 2005, trabalhando com análise de drogas e análises toxicológicas por técnicas cromatográficas, espectroscópicas e espectrométricas. É gerente operacional de toxicologia do Instituto de Polícia Científica (IPC) do Estado da Paraíba desde 2015, sendo responsável pela gestão técnica de laboratórios. Rony Costa também é membro da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox), da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF), da Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e da The International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT).