SSPDS entrega guincho hospitalar para filho de PM que possui deficiência motora

25 de julho de 2019 - 16:31 # # # # #

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) realizou, na manhã desta quinta-feira (25), a primeira entrega de equipamento adquirido por meio do investimento de quase R$ 42 mil oriundos do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social (FSPDS). O processo visa beneficiar servidores e parentes de primeiro grau (cônjuge e filhos).

Neste primeiro momento, a SSPDS concedeu um guincho hospitalar para ajudar na locomoção e remoção do jovem de 24 anos, Francisco Kelvin, que possui deficiências motoras em decorrência de uma microcefalia agravada com uma paralisia cerebral. O seu pai, Iranildo Saraiva, que é soldado reformado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), também compareceu à entrega do material.
O guincho que foi concedido para Kelvin faz parte dos mais de 90 equipamentos de saúde e hospitalares destinados aos profissionais de segurança do Estado. À frente da iniciativa está a Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS, que realizou levantamentos sobre quais eram as principais necessidades dos servidores atendidos pelos setores de saúde das instituições ligadas à Segurança Pública cearense.

Parte dos equipamentos de saúde e hospitalares destinados aos profissionais de segurança do Estado

Na entrega de hoje, Iranildo destacou o que a entrega representa para a família. “É um alívio muito grande para nós, e com certeza, para ele (Kelvin) também. A grande a vantagem desse guincho é que ele facilitará a sua remoção e a sua locomoção. Isso porque em razão de ele já estar com a musculatura de homem, levantá-lo tem sido cada vez mais difícil para a gente. Tanto que minha esposa e eu já estamos com hérnia de disco. Então, por ser um equipamento elétrico, ele permite que possamos levá-lo para vários locais da casa”, comentou.

Além do guincho, foram adquiridas cadeiras de rodas especiais reclináveis, para pessoas com obesidade, para banho e também do modelo comum; muletas canadenses e axilares; tipoias, andadores e colchões médicos. A coordenadora da Abips, Rebeca Rangel, ressaltou o papel da Assessoria no sentido de melhorar a vida dos profissionais de segurança e seus familiares. Inclusive, ressalta que anteriormente a Abips já havia entregado próteses e órteses, além de medicamentos de uso contínuos para servidores e parentes.

“Para a gente é uma realização. Agora, por exemplo, quando entregamos o equipamento, nós vimos que é algo necessário não somente para o beneficiário. Por exemplo, a deficiência do Kelvin provoca também problemas físicos dos pais. O fato de você poder, nesse momento de dificuldade, contar com os equipamentos para viabilizar uma melhora na sua vida, para nós é algo muito bom. Porque quando pensamos em melhoria na qualidade de vida e vemos isso acontecendo é um prazer enorme saber que somos um veículo de facilitação desse processo”, disse.

A assistente social da Assessoria de Assistência Biopsicossocial, Samuelle Ciriaco, explica como o servidor deve proceder para a aquisição de equipamentos médicos e hospitalares, assim como o que foi o entregue para Kelvin nesta quinta-feira (25). “Para iniciar o processo é preciso apresentar documentos de identidade, comprovante de residência, laudo médico e três orçamentos do equipamento necessário. Porque a gente faz todo o processo licitatório, que demanda um pouco mais de tempo”, informa.

Assessoria de Assistência Biopsicossocial

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial foi criada há dois anos, com a proposta de realizar atendimentos físicos, sociais e psicológicos voltados para os profissionais de segurança do Estado, de forma inteiramente gratuita. Além dos atendimentos, outras iniciativas que se destacam são as palestras; as ações, como vacinação, testes rápidos e outros serviços de saúde em geral; e avaliações psicológicas laborais para os agentes.

Serviço:

Local: Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social)
Endereço: Avenida Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo
Funcionamento: 8 às 17 horas (segunda a sexta-feira)
Telefone: (85) 3223-1837