PMs concluem Curso de Policiamento Montado na Aesp
24 de julho de 2019 - 17:56 #AESP #Cavalaria #PMCE #RPMont
Encerrou, nesta quarta-feira (24), o XIX Curso de Policiamento Montado, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Catorze novos cavalarianos foram formados e agora estão habilitados para atuar no Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).A solenidade de formatura do XIX Curso de Policiamento Montado aconteceu, nesta manhã, na sede da Aesp, e contou com a presença da diretora de planejamento e gestão interna da Academia, delegada Ivana Marques; do comandante do Regimento de Polícia Montada da PMCE, tenente-coronel Níbio Araújo e da coordenadora de ensino e instrução da Aesp, Asmenha Torquato; além dos instrutores e familiares dos formandos.
O treinamento, que proporcionou o aprimoramento de conhecimentos técnicos, policiais e equestres dos concludentes, aconteceu entre os dias 15 de maio e 23 de julho, e teve uma carga horária de 370 horas/aula. Nesse período, os alunos acompanharam instruções teóricas e práticas de técnica de policiamento montado; instrução de equitação; direitos humanos; segurança a cavalo; tiro policial montado; controle de distúrbios civis a cavalo; ordem unida a cavalo e instrução do cavaleiro; além das disciplinas voltadas ao trato com o animal como adestramento, higiene e profilaxia.
“A atividade do curso é quase 100% prática, e é toda pautada em cima da atividade mesmo de montaria, onde o policial vai desenvolver essas habilidades ou aperfeiçoar, porque alguns alunos já tinham um pequeno conhecimento, alguns já tiveram algum contato com o cavalo, mas era uma situação muito rústica, e o curso lapida esse profissional, para que ele possa desenvolver essa atividade de policiamento montado em cima de uma plataforma de técnica, de conhecimento, de segurança, que é o que a Aesp juntamente com o Regimento vem proporcionando para esses policiais”, explicou o comandante do Regimento de Polícia Montada da PMCE, tenente-coronel Níbio Araújo, que também foi o coordenador do curso.
Níbio também falou sobre a atuação do Regimento e destacou a importância desta capacitação para a tropa que atua em uma das modalidades de policiamento mais tradicionais dentro das instituições policiais. “O policiamento montado vem se destacando em várias áreas, hoje, o policiamento montado está presente na Avenida Beira Mar, em como Fortal, Carnaval e grandes jogos no nosso Estado. A cavalaria tem esse potencial de ação de presença, que inibe algumas determinadas situações, e a realização desse curso é de fundamental importância para que se mantenha a doutrina de cavalaria”, pontuou o oficial.
Capacitação contínua
Em 2018, a Aesp promoveu duas turmas do curso de policiamento montado, capacitando 35 PMs para atuar na cavalaria. Além disso, outros 15 policiais concluíram o primeiro curso militar de auxiliar de médico veterinário em equinos.
Sobre o Regimento de Polícia Montada
O Regimento de Polícia Montada é subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Ceará e conta hoje com, aproximadamente 177 policiais. A unidade realiza o policiamento a cavalo, em eventos desportivos, no policiamento ostensivo ou em ações de controle de distúrbios civis, atuando principalmente, no apoio de eventos com grandes concentrações de pessoas e em lugares de acesso restrito.